Lisboa: a nossa cidade vestida de verde

Lisboa: a nossa cidade vestida de verde

Objetivo

No dia 2 de fevereiro, em pleno Parque Urbano do Vale de Chelas, alunos da Escola Profissional de Ciências Geográficas, juntaram-se à iniciativa “Plante a sua árvore em Lisboa”, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo deixado a sua marca na estrutura verde da capital.

Número de participantes

14

Descrição

Situado nas Freguesias de Marvila e Areeiro e com uma área de 13 ha, o Parque Urbano do Vale de Chelas, nasceu da necessidade de requalificar este espaço, dotando-a de condições para a prática de agricultura urbana e para fins recreativos.

Inicialmente estava prevista a plantação de apenas duas árvores, no entanto, e dado o interesse manifestado pelos alunos e a disponibilidade de árvores e arbustos, os alunos acabaram por plantar no total dez exemplares, dos quais se destacam choupos, pinheiros, carvalhos e plantas do género Acer.

Estas iniciativas sensibilizam os alunos para temáticas relacionadas com a biodiversidade, a conservação e o ambiente, e, por outro lado, permitem uma visão da realidade ambiental. Consideramos que este tipo de experiências constitui uma significativa estratégia para o exercício da cidadania e para a formação ética, pois favorece a construção de uma conduta social preocupada com a sustentabilidade e o meio ambiente.

Avaliação/impacto

Esta atividade contou com a participação ativa e entusiasta dos nossos alunos. Uma experiência a repetir!

Escola Profissional de Ciências Geográficas | Lisboa
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12
Jovens Repórteres para o Ambiente
Publicado a

18/04/2018

Submeter um comentário