Leitura dos dias III – LER, VER e OUVIR a VIOLÊNCIA para aprender a NÃO VIOLÊNCIA

Leitura dos dias III –  LER, VER e OUVIR a VIOLÊNCIA para aprender a NÃO VIOLÊNCIA

Objetivo

  • Contribuir para a responsabilidade, a valorização do trabalho, a consciência de si próprio  e a
    participação na sociedade que nos rodeia;
  • Contribuir para   formar pessoas autónomas , responsáveis e cidadãos ativos;
  • Contribuir para fomentar o  aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos e a viver com os outros e o aprender a ser num mundo multicultural
  • Desenvolver diferentes literacias;
  • Desenvolver competências no domínio do Ver, do Ouvir e do Ler para conhecer;
  • Apoiar o desenvolvimento curricular;
  • Desenvolver competências de comunicação e expressão em língua materna e em língua estrangeira;

Número de participantes

33 turmas ; 33 professores

Descrição

 

Durante a iniciativa « leitura dos dias III decorreram diversas atividades:

  1. Exposição na BE de uma seleção de imagens e recortes de revistas sobre os vários tipos de violência e trabalhos de várias turmas.
  2. Performances e interpretação de poemas acompanhados por música ao vivo interpretada por alunos 
  3. Roda de leitura de textos e vídeos dos media  sobre a violência  no mundo e reflexão partilhada na BE  
  4. Visionamento de filmes alusivos ao tema em sala de aula seguido de reflexão partilhada 
  5. Roda de reflexão partilhada (BE) 
  6. Construção de um mural colaborativo no PADLET sobre o tema da violência presente nos MEDIA (sala de aula) 
  7. Onde um filme, um livro, uma música nos pode levar e roda de reflexão partilhada (BE e Palco) a partir do livro «  Um novo país para AZZI»
  8. Produção de um vídeo sobre violência em sala de aula
  9. Construção de origamis com propostas de filmes que tratam a temática da violência no Mundo e de casos específicos de violência.
  10. Trabalhos de desenho e pintura 
  11. Mostra na BE de recursos alusivos ao tema em espaço próprio escolhidos pela equipa  ( para ler, ver e ouvir +)
  12. Visualização de um documentário “Príncipes do nada”- O papel da ONU na promoção da igualdade de género
  13. Recortes de notícias de jornais e posterior leitura dos mesmos. 
  14. Construção de dois murais no Padlet sobre o tema da não violência em língua francesa 
  15. Ornamentação da “Árvore da paz e da Não violência”
  16. Criação de um cartaz
  17. Produção de um  vídeo: “Violência na escola não, não, não”!- Música: Minueto de Luigi Boccherini, com letra adaptada ao tema. 
  18.  Identificação, recorte, leitura  na imprensa escrita de  notícias relativas a situações de violência. No final de cada leitura fez-se o comentário crítico debatendo-se algumas situações ali expostas. Após se falar da violência entre alunos dramatizaram-se 3 situações de violência:  verbal, gestual e verbal/física. Os alunos realizaram trabalhos icónicos e escritos.
  19. Leitura e exploração de histórias e realização de  atividades no âmbito da expressão plástica e musical
  20. Visualização e exploração de um powerpoint sobre vários tipos de violência, de um pequeno filme sobre Bullying e leitura de um poema alusivo ao tema. As turmas fizeram depois a   representação gráfica e/ou escrita do que viram, ouviram ou leram.

https://goo.gl/photos/ygBtuyjBJKUubopbA

https://goo.gl/photos/eXxKVckKisnFa9SW6

https://goo.gl/photos/ZtBqqYfvbSykiT119

https://goo.gl/photos/m6oD3aYH5HRM5bsR8

https://goo.gl/photos/pFVz5EyvqANfkT6a6

https://goo.gl/photos/VkL9vCnJDQiKhtvU6

https://goo.gl/photos/FvqmzHG1e8hWyDBCA

 

 

Avaliação/impacto

 

Pontos positivos:

Fomentar a visibilidade de trabalhos feitos por alunos num local dinâmico e transversal (BE)

Proporcionar o debate e a reflexão sobre um tema atual e abrangente

Pontos a melhorar

Maior aplicação no quotidiano por parte dos alunos do que aprendem nestas atividades

 

 

EBS de Arga e Lima | Viana do Castelo
Educação de qualidade - Objetivo 4Igualdade de género - Objetivo 5Paz, Justiça e Instituições Eficazes - Objetivo 16
Publicado a

30/05/2017

Submeter um comentário