Juntos pelo Clima 27/09/2019

Juntos pelo Clima 27/09/2019

Objetivo

Educar os mais jovens para uma cidadania ativa e interventiva, promovendo a sustentabilidade do planeta. Envolver alunos dos diferentes ciclos em atividades de defesa ativa do meio ambiente. Associar o bem-estar e desenvolvimento físico-motor (participação no Desporto Escolar) ao bem-estar da Humanidade (Projeto Eco-Escolas).

Descrição

Dia 27 de setembro – Greve Climática Global

#ecoescolasfazpeloclima  #globalactiondays

Inserida na Semana Europeia do Desporto, a Caminhada comemorativa do Dia Europeu do Desporto Escolar faz já parte do calendário que marca o início das atividades no nosso Agrupamento. O Desporto Escolar tem como missão estimular a prática da atividade física e da formação desportiva como meio de promoção do sucesso dos alunos, de estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa. A concretização desta missão tornou-se ainda mais real quando foi anunciada, para este mesmo dia, a Greve Climática Global, fazendo todo o sentido associar as duas iniciativas. Foi então incluída no programa da caminhada, a manifestação “Juntos pelo Clima” e alargado o convite à participação de toda a comunidade. Assim, durante a tarde do dia 27 de setembro, alunos de todos os anos de escolaridade percorreram as ruas de Moimenta da Beira. Uma vez em frente à Câmara Municipal, numa manifestação que contou com os representantes da Autarquia, os alunos empunharam cartazes em que ilustravam as suas preocupações relativas à sustentabilidade do nosso planeta, nomeadamente no que concerne às alterações climáticas, e apresentavam ações concretas que cada um de nós pode realizar, no seu dia-a-dia, em favor da preservação da Terra. O grito de ordem “Moimenta em ação, diz NÃO à poluição!” foi fortemente entoado, com o entusiasmo e comprometimento com que os nossos alunos encaram esta necessidade urgente: fazer pelo clima, agir pelo planeta. Desta forma, foi assinalado o primeiro Global Action Day de 2019/2020.

Avaliação/impacto

Os alunos envolvidos, de todos os ciclos de escolaridade, participaram com entusiasmo na atividade.

As mensagens inscritas nos cartazes foram partilhadas e debatidas pelos discentes e docentes que participaram na caminhada e manifestação.

A presença de representantes da Autarquia na atividade veio realçar a sua importância.

Escola Secundária/3 Dr. Joaquim Dias Rebelo (Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira) | Moimenta da Beira
Saúde de qualidade - Objetivo 3Energias Renováveis e Acessíveis - Objetivo 7Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Ação Climática - Objetivo 13
Eco-Escolas
Publicado a

04/10/2019

Submeter um comentário