Intervenção na Comunidade Educativa|Espaços Exteriores e Comunidades Sustentáveis

Objetivo

Sensibilizar os donos dos cães para a problemática dos dejetos destes animais.
Reduzir a existência de fezes de cães nos passeios de acesso à escola.
Reduzir o risco de doenças (saúde pública).

Número de participantes

26 alunos do 3.º ano

Descrição

CENTRO ESCOLAR  DE ATOUGUIA DA BALEIA| CEAB Projeto da Turma ATG4 do 3.ºano | Campanha de sensibilização à comunidade local para a problemática dos dejetos dos cães nos passeios.”No dia 7 de outubro (após as eleições legislativas e aproveitando as urnas de voto), foi eleito o delegado e subdelegado da turma ATG4 do 3.º ano e têm participado com interesse nas reuniões semanais de Assembleia de Turma.
Entretanto, o grupo/turma decidiu iniciar, no dia 29 de novembro, um projeto  com o objetivo de realizar uma campanha de sensibilização para limpeza dos passeios da localidade, dirigida e especialmente aos donos de cães para que apanhem os dejetos dos seus animais.
Este projeto foi feito em articulação com a disciplina de Inglês. Desta forma, todos os estrangeiros residentes na localidade poderão ler em inglês os apelos destes alunos para este problema.”

Avaliação/impacto

Com esta iniciativa pretendeu-se promover e sensibilizar  a comunidade local para a problemática dos dejetos dos cães nos passeios que dão acesso à nossa escola. Outro projeto também em execução, diz respeito à limpeza do pátio escolar – os alunos combinaram que iriam apanhar os papéis do pátio, duas vezes por semana, chamando a atenção para os colegas, protegendo o ambiente.Esta ação foi largamente comentada, felicitada e apoiada pela comunidade local, inclusive pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal de Peniche e teve um impacto positivo, pois foi notória a redução destes comportamentos incorretos por parte dos donos dos cães.

EB1 de Atouguia da Baleia | Peniche
Saúde de qualidade - Objetivo 3Educação de qualidade - Objetivo 4Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

29/04/2020

Submeter um comentário