Horta Biológica – Um Contributo Para Um Amanhã Mais Sustentável

Horta Biológica – Um Contributo Para Um Amanhã Mais Sustentável

Objetivo

Esta semana, a EB1/ PE do Areeiro e Lombada, Madeira, Portugal, continua na transformação da Horta Pedagógica, obedecendo a princípios mais ecológicos, a Permacultura. Este tipo de Agricultura Biológica promove a harmonização entre a Natureza e o Homem.

Número de participantes

Todos os alunos

Descrição

Imagens da horta antes e depois da reestruturação. Nela coexistem, atualmente, plantas de jardim, aromáticas, medicinais, endémicas da nossa ilha e árvores de fruto.

A horta é decorada com floreiras criadas a partir de materiais reciclados e por um hotel de insetos com o objetivo de os atrair, de forma a promover a polinização e prevenção de pragas nas plantas. Reservamos uma pequena área para a compostagem.

Alguns momentos das atividades de adubação da terra e de plantação de vegetais, tais como alfaces, cebolas, feijão, couve, beringelas e cenouras.

Avaliação/impacto

Promoveu-se o interesse e a participação dos alunos e restante comunidade educativa nas atividades relacionadas com a agricultura biológica. Realizaram-se investigações sobre as plantas, elaboraram-se  trabalhos de grupo, ouviram-se palestras, fizeram-se experiências com sementes e, finalmente realizaram-se as plantações e sementeiras.

EB1/PE Areeiro e Lombada | Funchal
Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12
Eco-Escolas
Publicado a

27/11/2018

Submeter um comentário