Hastear da bandeira verde / GAD

Hastear da bandeira verde / GAD

Objetivo

  • Promover a literacia ambiental.
  • Envolver toda a comunidade educativa no Programa Eco-Escolas.
  • Desenvolver a consciência ambiental (Meta do PEE).
  • Utilizar a cerimónia do hastear da bandeira verde como veículo de promoção do Programa Eco-Escolas.

Número de participantes

127

Descrição

No dia sete de novembro de 2019, reconhecendo as boas práticas ecológicas, a comunidade educativa da EB1/PE do Lombo dos Canhas esteve unida numa onda verde, hasteando a nona bandeira verde do Programa Eco-Escolas (relativa ao ano letivo 2018/2019), pelas dez horas e quarenta e cinco minutos.

Primeiramente, foram dadas as boas vindas à comunidade educativa presente e aos convidados.

Seguidamente, foi realizado o hastear da bandeira de Portugal, da Madeira e da bandeira verde, em simultâneo com os hinos de Portugal, da Madeira e o hino Eco-Escolas da nossa escola.

Reunida na sala de Música, a comunidade educativa visualizou a maior parte das atividades realizadas no ano transato, razão de ter recebido o galardão. Os alunos ficaram eufóricos com esta visualização.

Foram chamados os novos representantes do conselho eco-escolas relativo ao presente ano letivo, que fizeram o compromisso de se empenharem neste Programa e darem continuidade ao excelente trabalho realizado.

Foi, então, apresentado o novo eco-código para o corrente ano, tendo sido parabenizado todos os alunos pelo seu empenho na sua realização.

Para finalizar em grande, foi apresentado à comunidade educativa o resultado final do «Estendal dos compromissos», onde cada aluno escreveu e / ou ilustrou ações de compromisso de defesa do ambiente.

Por fim, os alunos do 3º e 4º ano apresentaram o musical da lenda «A sopa de pedra», de modo a chamar a atenção para a importância de uma alimentação saudável, variada e sustentável.

As crianças do pré-escolar entregaram aos convidados e aos representantes do conselho eco-escolas um pequeno frasco de vidro com sal aromatizado, numa chamada de atenção para a redução de sal, usando ervas aromáticas.

Finalizando, o Diretor convidou a visitar a horta e a estar presentes num pequeno lanche /convívio.

Avaliação/impacto

Esta atividade teve um balanço muito positivo, pois promove a literacia ambiental, divulgando ações realizadas no âmbito do Programa Eco-Escolas e reconhecendo o trabalho desenvolvido por toda a comunidade educativa.

Salienta-se a grande envolvência da comunidade educativa que usou, neste dia, uma peça de roupa verde, numa chamada de atenção para a proteção ambiental.

Para além disso, estimula a participação, cada vez mais assertiva, no Programa Eco-Escolas, fazendo dele um programa não só da escola, mas de toda a comunidade educativa.

Por fim, há que enfatizar a representação da câmara municipal, com o vereador da educação e cultura, o presidente da junta de freguesia dos Canhas, as representantes da DROTA, os representantes dos encarregados de educação e alguns encarregados de educação. Assim, de mãos dadas, abraçando este Programa, conseguiremos diminuir a pegada ecológica da nossa escola.

EB1/PE do Lombo dos Canhas | Ponta do Sol
Saúde de qualidade - Objetivo 3Educação de qualidade - Objetivo 4
Eco-Escolas
Publicado a

13/11/2019

Submeter um comentário