Hands of change! CIV coloca as luvas e põe mão ao trabalho em dia de Greve Climática Global

Hands of change! CIV coloca as luvas e põe mão ao trabalho  em dia de Greve Climática Global

Objetivo

No âmbito de uma filosofia de consciência e participação cívica, o CIV assinalou no passado dia 27 de setembro o primeiro Global Action Days: ações positivas pelo ambiente, no âmbito da Greve Climática Global. Pretendeu-se com esta iniciativa:
  • Sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de preservar o meio ambiente;
  • Mobilizar a comunidade educativa para cidadania ativa;

Número de participantes

500

Descrição

Relembrando o Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável 13 – Combater as Alterações Climáticas – e no enquadramento de Eco-escola, os alunos, coordenados pela turma do 8.º ano, organizaram-se em grupos e mobilizaram alunos de todos os ciclos de estudos que recolheram o lixo existente dentro do recinto escolar. Os professores procederam a uma ação conjunta de recolha de lixo nos espaços exterior envolventes ao colégio.
A recolha do lixo e a respetiva separação é fundamental para cuidar do ambiente e para combater as cada vez mais evidentes alterações climáticas. Momentos como os vividos no CIV despertam e estimulam a comunidade para uma consciência que se pretende coletiva onde cada pequeno gesto pode fazer toda a diferença. A mudança começa dentro de cada um, prioritariamente em crianças e jovens, que assim crescem com o compromisso de usar as suas mãos para mudar o rumo dos problemas ambientais que afetam o planeta.
A comunidade escolar “assinou” este compromisso no mural “Hands of Change”, deixando aqui a sua mão como promessa daquilo que faz pelo clima. Este é um dos exemplos das iniciativas que o CIV #ecoescolasfazpeloclima, louvando o compromisso que o eco-código CIV logra, fazendo de todos verdadeiros “Defensores do Planeta”.

Avaliação/impacto

Todos os participantes demonstraram muito entusiasmo no decorrer das atividades.
Os espaços de recreio e espaços circundantes ao CIV ficaram limpos.
A realização do mural “Hands of Change” traduziu o espírito de equipa e o comprometimento de todos pelo Planeta.

colégio internacional de vilamoura | Loulé
Educação de qualidade - Objetivo 4Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

04/10/2019

Submeter um comentário