#Globalactionday EB1/JI de Fitares fez pelo clima

#Globalactionday EB1/JI de Fitares fez pelo clima

Objetivo

Sensibilizar os alunos da EB1/JI de Fitares para a importância da proteção do nosso planeta. Criar uma rede de reflexão (que chegue também a casa dos nossos alunos), que motive todas as gerações a criar e a agir ecologicamente ao longo do tempo. Realizar muitas ações na nossa escola, mesmo que simples, sempre com a consciência que pequenos gestos de podem tornar maiores.

Número de participantes

320

Descrição

Na EB1/JI de Fitares, o dia 27 de setembro iniciou-se com um encontro de todos os representantes de grupo/turma, por forma a que ficassem informados acerca do que se pretendia com a “Greve Climática Global”. Todos se comprometeram a iniciar um período reflexivo, que deveria ser alargado aos seus colegas e respetivas famílias, com o intuito de encontrar ações que todos pudessem pôr em prática para proteger o nosso planeta. Seguindo as propostas e inspirados no “Global Actions Days”, simbolizamos este momento com a colocação da nossa bandeira eco escola a meia haste. Seguiram-se uma série de atividades ao longo desse dia: cuidámos na nossa horta, melhorámos o nosso compustor, construímos e colocámos no exterior diversos comedouros para os nossos passarinhos, fizemos jogos de chão com giz, desenhos com frases inspiradoras e construímos a sinalética para a nossa horta. Levámos esta experiência para o fim de semana e falámos sobre ela com as nossas famílias. Assim, na 2ª feira seguinte (dia 30 de setembro) construímos a nossa árvore dos compromissos, onde cada grupo/turma participou com a sua intenção. Sentimo-nos ainda mais preparados para continuar esta caminhada ao longo do ano letivo. #fazpeloclima #ecoescolasfazpeloclima #ecoschools #globalactiondays

Avaliação/impacto

Pode-se considerar que a motivação e o nível de envolvimento dos alunos foi muito grande. Em pouco tempo e com ações simples, conseguimos demonstrar que os pequenos gestos podem fazer a diferença. O impacto criado junto das crianças foi grande, o que se pode constatar pelo resultado final que foi muito positivo.

EB1/JI de Fitares | Sintra
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

04/10/2019

Submeter um comentário