Global Day Action na Pinheiro e Rosa – Faro #ecoescolasfazpeloclima #globalactiondays

Global Day Action na Pinheiro e Rosa – Faro #ecoescolasfazpeloclima #globalactiondays

Objetivo

Promover uma cidadania ativa; Consciencializar para atitudes que podem fazer a diferença na sustentabilidade do nosso planeta; Envolver toda a comunidade escolar na promoção de um estilo de vida saudável.

Número de participantes

500

Descrição

No passado dia 27 de setembro desenvolveram-se, na escola secundária Pinheiro e Rosa, um conjunto de atividades que pretenderam assinalar este Golbal Action Day. Toda a comunidade educativa (alunos, professores, assistentes técnicos/operacionais e visitantes) foi envolvida,
tendo sido convidada a escrever o seu compromisso pelo clima. A turma do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Eventos, teve a seu cargo a dinamização da ação, distribuindo pequenos cartões, onde os vários elementos da comunidade educativa tiveram oportunidade de se apresentar (escrevendo o nome e idade) e de assinalar um compromisso em prol da mitigação das alterações climáticas e da sustentabilidade do nosso planeta. A par desta atividade, a direção propôs que todos os docentes promovessem um momento de reflexão em sala de aula (ações a realizar a nível pessoal, global, local) a partir da visualização do vídeo do discurso de Greta Thunberg (ou outro vídeo similar) .
Simultaneamente celebrou-se o Dia Europeu do Desporto Escolar com a realização de uma caminhada na pista Ana Cabecinha, que sendo dentro do recinto escolar, passa pela zona de arvoredo  menos conhecido de todos mas, que pode ser utilizado para realizar atividade física e por isso criar melhores hábitos promovendo um estilo de vida saudável. Pelas 10h40 toda a comunidade iniciou a marcha/caminhada num total de mais de 500 pessoas envolvidas.
Ao longo da caminhada foram sendo recolhidos os resíduos encontrados, replicando assim uma prática que já é comum em diversos países, designada por “plogging” – que resulta das palavras “plocka upp” (apanhar em sueco) e “jogging”. A preocupação por um melhor ambiente e respeito pelo meio ambiente esteve assim ligada à promoção de atividade física, o que cumpriu diferentes e relevantes princípios educativos que a escola pretende que os seus alunos tenham presentes no seu futuro.

Avaliação/impacto

A adesão/participação nestas atividades foi bastante relevante, notando-se em todos os que nela participaram, uma verdadeira atitude de consciência/preocupação ambiental. Com a participação de todos, surgiu assim, a árvore dos “Compromissos pelo Clima”, que ficará exposta junto ao placard Eco-Escolas e onde poderão ser sempre relembrados os compromissos realizados. Foi produzido um vídeo com todas atividades realizadas que pode ser consultado em : https://animoto.com/play/vP05RNA460R5wmCDM6Uzpg .

Secundária Pinheiro e Rosa | Faro
Ação Climática - Objetivo 13
Eco-Escolas
Publicado a

02/10/2019

Submeter um comentário