Global Action Days_2.ª Fase

Objetivo

  • Sensibilizar para importância da redução da produção de resíduos, bem como da utilização racional dos recursos naturais.
  • Estimular o hábito de participação e a adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.
  • Promover uma consciencialização para a necessidade de se assumirem comportamentos pro-ecológicos.
  • Desenvolver atitudes de práxis reflexiva e responsável perante os problemas dos contextos social e ambiental, da escala local à global, como premissas para o Desenvolvimento Sustentável.
  • Promover o sentido de apreciação estética e artística do mundo para que, de forma autónoma, autorregulada, responsável e criativa, o aluno proponha produções diversas e reconheça, através da experimentação, a arte como meio de expressão do sentimento e conhecimento.
  • Promover a interação do aluno com materiais diversos, conduzindo à caracterização dos ritmos e tendências de evolução das sociedades, e favorecendo a sua compreensão e problematização.

Número de participantes

350

Descrição

Na próxima sexta-feira, dia 27 do corrente mês, o nosso estabelecimento escolar desenvolverá atividades de promoção do Global Action Days, sendo estas integradas no programa Eco-Escolas. Assim sendo, para comemorarmos este dia de ação global em prol do ambiente, visámos sensibilizar toda a comunidade para a questão da reutilização de materiais, energias não poluentes, prática da reciclagem, emissão de gases poluentes para a atmosfera, entre outros, visto que o nosso trabalho de ação para a sustentabilidade está sempre inacabado.

Desta feita, nessa data, distribuiremos, à comunidade, panfletos (informações referentes à mobilidade), pequenas plantas decorativas em fase de crescimento, sacos para reutilização e mensagens de apelo ao uso de energias não poluentes e para a prática da política dos 3 R’s (quer em forma de marcadores de livros, quer de outros).

As diversas ações serão centradas na comunidade, sendo os alunos e pessoal docente e não docente, distribuído por várias artérias da freguesia.

Haverá, de igual modo, a oportunidade de ser regista uma foto, com todos os alunos (foto com vista área), formando a palavra Eco-Escolas.

No recinto do hall do estabelecimento escolar, está patente uma exposição com algumas espécies de plantas endémicas, aromáticas, decorativas, frutívoras e outras, sendo os alunos conduzidos ao espaço para uma breve explicação das suas utilidades e quais as espécies em exposição. Serão, de igual modo, afixados trabalhos da autoria dos alunos, alusivos à preservação da natureza.

EB1/ JI Professor Doutor Alexandre Linhares Fuartado | Ponta Delgada
Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12
Eco-Escolas
Publicado a

26/04/2018

Submeter um comentário