Global Action Days – Proteger e Preservar a Floresta Autóctone Portuguesa

Global Action Days – Proteger e Preservar a Floresta Autóctone Portuguesa

Objetivo

Reconhecer a importância das florestas e o seu papel fundamental na conservação do solo, na regulação do clima e do ciclo da água, enquanto suporte da biodiversidade, sumidouro de dióxido de carbono e na produção de matérias primas fundamentais à nossa vida quotidiana. Incutir a necessidade de cooperar de forma solidária no sentido de regenerar e reflorestar a nossa floresta com espécies autóctones. Alertar a comunidade para a necessidade de proteger a floresta autóctone, através da distribuição de folhetos e granadas de sementes.

Número de participantes

195

Descrição

A Escola Básica de Chouselas planeou esta atividade tendo como objetivo principal sensibilizar a comunidade para a necessidade de proteger e regenerar a Floresta Autóctone Portuguesa.
De acordo com a faixa etária, os alunos pesquisaram sobre o tema: espécies autóctones,  sua importância   e  principais ameaças.
Aproveitando para celebrar o Dia da Floresta Autóctone, fizemos granadas de sementes. Depois elaboramos um folheto informativo sobre o tema.
Cada aluno levará a sua granada (para a lançar na natureza) e o seu folheto. Na próxima semana, os alunos do Conselho Eco-Escolas irão interagir com a comunidade local, sensibilizando e distribuindo alguns folhetos informativos e granadas de sementes, convidando a comunidade a cooperar de forma solidária para a regeneração e reflorestação da floresta portuguesa com espécies autóctones.

Avaliação/impacto

O impacto foi bastante positivo e foi manifestamente evidente o  entusiasmo e a adesão à atividade.
Todos aprenderam um pouco mais sobre a Floresta Autóctone e a sua importância. Há uma grande expectativa relativamente à ação de sensibilização junto da comunidade local, contudo a mesma só poderá ser avaliada após a sua realização, uma vez que só terá lugar na próxima semana.

 

Escola Básica de Chouselas | Vila Nova de Gaia
Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

07/12/2019

Submeter um comentário