Global Action Days – Números Plásticos

Global Action Days – Números Plásticos

Objetivo

Sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de defender, preservar e proteger o ambiente, particularmente a floresta e o mar. Consciencializar para práticas de sustentabilidade.

Número de participantes

260

Descrição

No ano passado assumimos um compromisso: defender e proteger a nossa floresta. Este ano, continuaremos a assumi-lo, mas queremos alargar a nossa ação à defesa, conservação, e preservação do ambiente face aos impactes do lixo nos ecossistemas marinhos. Temos que sensibilizar, consciencializar e corresponsabilizar a sociedade para valores de consumo sustentável e cidadania, solidariedade e preservação ambiental.

Na Cerimónia do Hastear da Bandeira Eco-Escolas cada turma assumiu um compromisso com a Floresta e com o Mar registando-o num cartaz.

Assistimos a algumas palestras relativas ao ambiente, reciclagem e práticas de sustentabilidade do Planeta.

No dia 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, assumimos mais uma vez o compromisso de sermos defensores do Planeta, reduzindo o consumo de plástico.

Pesquisamos o impacto que o lixo marinho tem nos animais. Registamos esses números num cartaz coletivo feito com material reciclável. Também construímos um peixe com lixo recolhido nas praias da nossa zona.

No dia 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone, semeámos pinheiros mansos e plantámos um castanheiro e um pinheiro do nosso viveiro. A data também ficou assinalada com a recolha dos sobreiros e pinheiros que semeámos no ano passado com a colaboração da Associação Mãos à Obra Portugal. Estes sobreiros e pinheiros vão reflorestar uma serra de Sever do Vouga, uma zona severamente afetada pelos incêndios florestais do ano passado.

Ações futuras estão planeadas para implementar o compromisso assumido.

“O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.”

Madre Teresa de Calcutá

Avaliação/impacto

Em todas as atividades realizadas foi notório o interesse e o envolvimento da comunidade educativa que ficou muito mais consciente da importância das nossas ações sobre o ambiente.

Escola Básica de Chouselas | Vila Nova de Gaia
Educação de qualidade - Objetivo 4
Eco-Escolas
Publicado a

30/11/2018

Submeter um comentário