Global Action Days na EB1/PE do Lombo dos Canhas

Global Action Days na EB1/PE do Lombo dos Canhas

Objetivo

  Promover a literacia ambiental, divulgando ações realizadas no âmbito do Programa Eco-Escolas e reco­nhecer o esforço desenvolvido por toda a comunidade educativa.

Número de participantes

135 participantes

Descrição

A EB1/ PE do Lombo dos Canhas participou no Global Action Days com diversas atividades.

No dia 7 de novembro de 2018, realizou-se a cerimónia do hastear da bandeira verde do Programa Eco-Escolas relativa ao ano 2017/2018 na EB1/ PE do Lombo dos Canhas. Esta foi a oitava bandeira verde!

Primeiramente, foi apresentado o novo conselho eco-escolas à comunidade educativa.

Devido ao mau tempo, nesse dia foi realizado um hastear simbólico da bandeira de Portugal, da Madeira e da bandeira verde, em simultâneo com os hinos de Portugal, da Madeira e o hino eco-escolas da nossa escola, respetivamente.

Os alunos do conselho eco-escolas, usando uma camisola azul, escreveram, usando os seus corpos, a palavra MAR, enquanto que alguns alunos levantaram placas dizendo «We can change the world» e «Vamos cuidar do planeta», realizado com materiais de desperdício (cartões de caixas de cereais e de pacotes de leite). A restante comunidade educativa participou, usando, neste dia, uma peça de roupa verde, numa chamada de atenção para a proteção ambiental.

Esta atividade, que celebra um momento importante na vida da comunidade escolar, contou com a participação do pessoal docente, não docente e discente desta escola. Estiveram, também, presentes nesta cerimónia uma representante da Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA),  o vereador de educação e cultura da câmara municipal da Ponta do Sol,  a engenheira do ambiente da câmara municipal da Ponta do Sol e o presidente da junta de freguesia dos Canhas, a quem foram entregues um veleiro, elaborado com materiais de desperdício (vidro de iogurte), para «iluminar» as boas ações ambientais.

Na semana seguinte, os alunos foram até à horta retirar algumas ervas daninhas e regar a plantas da sua responsabilidade, anteriormente plantadas por eles (na «Semana da alimentação») fazendo, assim, a manutenção da horta da escola. Dois encarregados de educação também se disponibilizaram e colaboraram na manutenção da horta e na manutenção dos jardins.

Para culminar esta celebração, os alunos participaram em ações de sensibilização sobre o mar, tema anual, em consonância com a celebração do dia nacional do mar no dia 16 de novembro: «O Lobo Marinho – A foca mais rara do mundo», «Lixo marinho» e «Um mergulho para conhecer a vida marinha!», todas realizadas neste mês de novembro, pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN).

Avaliação/impacto

Podemos considerar que todas estas atividades foram muito positivas, pois estimularam a participação, cada vez mais assertiva, no Programa Eco-Escolas, fazendo dele um programa não só da escola, mas de toda a comunidade educativa.

EB1/PE do Lombo dos Canhas | Ponta do Sol
Educação de qualidade - Objetivo 4Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

21/11/2018

Submeter um comentário