Global Action Days

Global Action Days

Objetivo

Promover a literacia ambiental, divulgando ações realizadas no âmbito do Programa Eco-Escolas e reco­nhecer o esforço desenvolvido por toda a comunidade escolar.

Número de participantes

105 participantes

Descrição

No dia sete de novembro de 2017, realizou-se a cerimónia do hastear da bandeira verde Eco-Escolas 2016/2017 atribuída pela ABAE, pelas dezasseis horas e trinta minutos, na EB1/PE do Lombo dos Canhas.

Esta sétima bandeira verde representa, de certo modo, o reco­nhecimento do esforço desenvolvido por toda a comunidade escolar – pessoal discente, docente e não docente, e encarregados de educação, que, em parceria com a câmara municipal da Ponta do Sol, a junta de freguesia dos Canhas e a delegação escolar da Ponta do Sol, tem procu­rado dar resposta a problemas detetados no âmbito ambiental e pelas excelentes atitudes ecológicas desenvolvidas em consonância com a política ambiental que a escola sempre se preocupou em promover.

Dois alunos do conselho eco-escolas apresentaram todos os seus elementos e, com a colaboração dos restantes alunos, apresentaram o eco-código em vigor para o ano letivo 2017/2018, previamente elaborado com a participação de todos os alunos do primeiro ciclo da escola.

A comunidade escolar foi exemplar, usando, neste dia, uma peça de roupa verde, numa chamada de atenção para a proteção ambiental. Neste sentido, o Diretor lançou um desafio à comunidade escolar, referente ao tema anual «floresta»: cada criança / adulto deverá pensar numa ação/atitude em prol da preservação da floresta. Esse compromisso será escrito e afixado numa «árvore» (com materiais reutilizados / de desperdício), formando, assim, a «árvore dos compromissos».

Três alunos do conselho eco-escolas do pré-escolar, ajudados por três alunos mais crescidos, hastearam as bandeiras: nacional, regional e verde. Todos os presentes entoaram os hinos, nacional e regional, bem como o hino eco-escolas, escrito pela representante dos encarregados de educação.

Esta atividade, que celebra um momento importante na vida da comunidade escolar, contou com a participação do pessoal docente, não docente e discente desta escola. Estiveram, também, presentes nesta cerimónia o vereador da câmara municipal da Ponta do Sol, o presidente da junta de freguesia, a delegada escolar da Ponta do Sol e a chefe de serviços da delegação escolar da Ponta do Sol, a quem foram entregues certificados de presença (impressos em papel reciclado) numa pequena caixa ornamentada (trabalho realizado com materiais de desperdício).

Nesse dia, no turno da manhã, alguns alunos foram até à horta retirar algumas ervas daninhas e regar a plantas, fazendo, assim, a manutenção da horta da escola. Após o hastear da bandeira verde, as entidades presentes visitaram os espaços exteriores (jardins e horta) da escola, tendo sido solicitado mais terra para a horta.

Avaliação/impacto

Esta atividade teve um balanço muito positivo, pois promove o Programa Eco-Escolas e demonstra a toda a comunidade escolar que o seu trabalho, ao longo do ano letivo, foi valorizado, culminando no hastear da bandeira verde.

EB1/PE do Lombo dos Canhas | Ponta do Sol
Eco-Escolas
Publicado a

14/11/2017

Submeter um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *