“Global Action Day” na Escola em casa

“Global Action Day” na Escola em casa

Objetivo

O objetivo principal no envolvimento nestas atividades é favorecer a compreensão de conceitos e a aquisição de hábitos, procedimentos, atitudes e valores de respeito pelo meio ambiente. Pretende-se também motivar os alunos e respetivas famílias  para novas práticas no sentido da sustentabilidade local e da educação para a Cidadania, promovendo a assunção de compromissos. Envolvendo as crianças, envolve-se os alunos, sobretudo agora quando as famílias participaram diretamente nas atividades. Está assim também estimulada a dinâmica de grupo e o espírito de equipa entre a escola e a família.  

Número de participantes

270

Descrição

A escola teve que se adaptar à nova realidade mas as tarefas pelo Ambiente não pararam! Algumas delas foram realizadas respondendo paralelamente a desafios lançado pelo Eco Escolas Paredes.

Já em período de confinamento, as atividades foram propostas por mail, convidando à participação das famílias. As respostas com as várias produções foram também sendo feitas por mail e os blogues serviram de espaço de partilha.

A propósito do dia 22 de abril, Dia da Terra, as famílias foram convidadas a fazer uma reflexão sobre as questões de sustentabilidade e a assumir os “Compromissos da Família de Ação pelo Clima”. A participação específica neste Global Action Days envolveu o preeenchimento e envio do questionário por parte de alguns alunos. Mesmo não tendo enviado o seu compromisso, muitos alunos participaram na ação com o envio de trabalhos para partilhar na exposição virtual dos blogues.

Ao longo da semana foram chegando as mais variadas produções. As questões da sustentabilidade foram apresentadas em desenhos, em fotos, em vídeos e até em poemas, sendo partilhadas nos blogue de turma Caixinha Mágica e da escola.   Escola com carinho

Foram também lançados desafios para o Dia Internacional do Livro Infantil, para o dia Internacional do fascínio pelas plantas, Dia das abelhas, Dia Europeu do mar e Dia Internacional da Biodiversidade.

Avaliação/impacto

Os convites foram lançados a toda a comunidade mas nem todos aderiram, pelas mais variadas razões. Os que o fizeram, no entanto, demonstraram um grande empenho e motivação.

O mais importante destas ações será o facto de serem os mais novos a implicarem e conduzirem os mais numa tarefa.

 

EB Recarei, Agrupamento de Escolas de Sobreira | Paredes
Energias Renováveis e Acessíveis - Objetivo 7Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

22/06/2020

Submeter um comentário