Global Action Day na Escola Básica de Gualtar

Global Action Day na Escola Básica de Gualtar

Objetivo

Melhorar as atitudes/ boas práticas ambientais. Ajudar a natureza e salvar a geração futura de um padrão de enorme e catastrófica insustentabilidade ambiental.    

Número de participantes

150 alunos (alunos, professores funcionários, elementos da Câmara Municipal, Coordenadora Nacional do Projeto Rios

Descrição

O “Global Action Day” da Escola de Gualtar teve lugar no dia 7 de novembro de 2017, e nas atividades que este envolveu, estiveram presentes vários alunos de toda a escola, as professoras responsáveis pelo projeto,  a coordenadora de estabelecimento,  a diretora do agrupamento de escolas Carlos Amarante, e também, o vereador do ambiente da Câmara Municipal de Braga e a sua equipa.

As actividades planeadas para este dia foram o desenvolvimento de oficinas, uma sementeira de autóstones e outra de granadas de semente, a limpeza da horta escolar e o hasteamento da bandeira Eco-escolas acompanhado pelo hino da escola.

Assim,pelas mãos dos alunos das turmas 5ºA, 6ºA, 8ºF, 8ºC e 9ºE, das professoras coordenadoras do “Global Action Day” da escola, e até, do senhor Vereador do Ambiente, nasceram granadas com castanhas e bolotas de sobreiro e de carvalho, que serão futuramente plantadas em diversas áreas do concelho,  face à dimensão dos incêndios florestais que afetaram, severamente, inúmeras freguesias de Braga.

De salientar, que as bolotas foram recolhidas junto a um troço adotado do Rio Este aquando de uma atividade de limpeza e monitorização desse mesmo troço.

Numa outra atividade, um grupo de alunos responsável pela horta escolar dedicou-se a alguns trabalhos de manutenção: foram retiradas folhas secas (colocadas na caixa de compostagem) e arrancadas ervas daninhas, numa ação de limpeza mais rigorosa ao terreno, e demonstrando o trabalho que têm vindo a fazer semanalmente.

Na estufa foram regadas e efetuada a manutenção das plantas aromáticas transplantadas recentemente da horta.

Seguidamente, procedeu-se ao hastear da bandeira “Eco- Escolas” 2017-2018, que foi mais uma vez atribuída à escola pela organização homónima, e que é, no fundo, um certificado do trabalho ecológico levado a cabo por esta e pelos seus alunos, durante o ano letivo anterior. A cerimónia teve lugar à entrada da escola, e a ela assistiram todos os participantes do “Global Action Day”. Enquanto a bandeira se erguia pelas mãos de uma das alunas envolvidas no projeto, o coro da escola, com alunos do 5º ao 8ºano, e sob a coordenação da professora de Educação Musical brindava os presentes com a interpretação do hino escolar.

Avaliação/impacto

Este foi um dia de celebração e de relembrar tudo aquilo que a escola tem feito pelo ambiente. Após as atividades, chegou-se ao consenso de que a Escola Básica de Gualtar, os seus alunos e professores, estão de parabéns pelo seu trabalho, e, com certeza, não irão baixar os braços neste ano letivo. São, por isso, um exemplo vivo de como ajudarmos a natureza, e salvarmos a geração futura de um padrão de uma enorme e catastrófica insustentabilidade ambiental.

Escola Básica de Gualtar | Braga
Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Jovens Repórteres para o AmbienteEco-EscolasBandeira Azul
Publicado a

10/11/2017

Submeter um comentário