Festa das Bandeiras Verdes/ Cerimónia do Hastear da Bandeira Verde

Festa das Bandeiras Verdes/ Cerimónia do Hastear da Bandeira Verde

Objetivo

Participar on-line na Festa das Bandeiras Verdes

Participar na cerimónia do Hastear da Bandeira Eco-Escolas

Número de participantes

40

Descrição

Restrita a um pequeno grupo de alunos, a cerimónia escolar contou com a presença da representante Eco- Escolas no Município, da coordenação do estabelecimento de ensino e de alguns professores.

O cenário preparado evidenciava o compromisso com o ambiente e convidava os participantes a juntarem-se a esta causa. Destacavam-se fotografias de todas as Eco- Escolas do concelho da Marinha Grande, produtos emblemáticos da cidade, textos significativos e estruturantes das atividades, como o Eco -Código e o Hino Eco -Escolas, assim como bandeiras de muitíssimos países a evidenciar a multiculturalidade do Agrupamento Poente. Não faltaram os necessários equipamentos tecnológicos para que houvesse som, imagem (para mais tarde recordar)  – e ligação à ABAE e outras escolas galardoadas do país.

Essa ligação em direto, via zoom com a ABAE, foi bem acolhida pelos presentes e muito participada.

A nossa festa teve então o seu início com a entrega da Bandeira Verde à Coordenadora Eco- Escola por um grupo de alunos da Patinagem de Velocidade: o Diogo Alves (5º F),  a Leonor Carvalho (6º I), a Lara Félix (7ºE) e o  João Brito (8º G ). Estes “mensageiros” que traziam o galardão desejado deslizaram com elegância pela Sala dos Alunos, num momento de pequena coreografia, aplaudida pelo público com entusiamo.

Seguiu-se um momento cultural muito significativo em que a aluna Rita Rodrigues, do 7º G, dançou com muita graciosidade e emoção ao som do instrumental de c” de Michael Jackson, expressando com belos movimentos toda a mensagem da canção, rodeada por dezassete alunos (7º F e 8º C) que sustentavam cartolinas com a letra.

A plateia entoava baixinho a canção e, num segundo momento de dança, uniu-se num aplauso ritmado, acompanhando as três alunas de naturalidade indiana que dançavam com uma alegria contagiante: Nancy Soray (6ºE), Komalpreet Kaur (7º F) e Randeep Kaur (8º B).

Foram ainda lidos poemas de temática ambiental pela aluna Rita Rodrigues, e o Duarte e a Daina, do 8º C,  terminaram  com a leitura do Hino Eco-Escolas da Escola Guilherme Stephens, texto que todos envolveu nesta missão de cuidar do ambiente.

Finalmente, todo o grupo assistiu ao hastear da bandeira, numa salva de palmas que evidenciava satisfação pelo trabalho desenvolvido e comprometimento com o Programa Eco-Escolas .

Avaliação/impacto

A avaliação foi muito positiva. Foi sem dúvida um momento vivido de maneira diferente em sintonia com outras escolas.

Neste dia 5 de novembro, aproveitando a presença da representante Eco-Escolas no Município todo o grupo participante na festa participou entusiasticamente na cerimónia do Hastear da Bandeira Eco-Escolas

Escola Básica Guilherme Stephens | Marinha Grande
Eco-Escolas
Publicado a

12/06/2021

Submeter um comentário