#fazpeloclima na Escola Básica Nº 2 de Perafita

#fazpeloclima na Escola Básica Nº 2 de Perafita

Objetivo

Para assinalar o dia destinado à Greve Climática Global#ecoescolasfazpeloclima, a comunidade escolar da Escola Básica nº2 de Perafita, associou-se a esta iniciativa  sensibilizando toda a comunidade educativa “gritando” por medidas urgentes pelas alterações climáticas!

Número de participantes

100

Descrição

Para assinalar o dia destinado à Greve Climática Global, comemorado no dia 27 de setembro, a comunidade escolar da Escola Básica nº2 de Perafita, associou-se a esta iniciativa e não deixou passar ao lado um dia tão marcante para a sensibilização sobre as alterações climáticas!

Sendo uma escola Eco-Escola, a Bandeira Verde, que representa este projeto, foi colocada a meia haste durante o intervalo da manhã, como forma de protesto e pesar pelo mal que estamos a fazer ao nosso Planeta! Esta manter-se-á desta forma até ao dia 30 de setembro.

De seguida, os professores realizaram uma ação de sensibilização com os seus discentes usando diversas ferramentas (vídeos, canções, textos), debatendo a forma como estamos a “matar” o nosso Planeta e os alunos foram sugerindo formas de o salvar.

Reunidas todas estas informações, cada turma elaborou um planeta feliz com os compromissos que pretendem alcançar ao longo do ano letivo para melhorar e “fazer pelo clima”, devidamente assinados com o seu dedo (fingerprint).

Todos os planetas resultantes das sete turmas e centro de apoio à aprendizagem elaboram um Mobile dos Compromissos, #fazpeloclima, reutilizando mapas antigos.

Os alunos do 4º ano ainda verificaram se a sinalética para a poupança de energia, água ou separação de resíduos se encontrava em todos os espaços destinados para o efeito.

Foi um dia bastante produtivo e pudemos verificar que os nossos alunos têm consciência de como estamos a maltratar o Planeta e formas de o poder salvar! Todos juntos faremos a diferença!

 

Avaliação/impacto

Toda a comunidade participou com grande empenho com a consciência que cada um tem de diminuir a sua pegada ecológica.

Escola Básica Nº2 de Perafita | Matosinhos
Água potável e saneamento - Objetivo 6Energias Renováveis e Acessíveis - Objetivo 7Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

04/10/2019

Submeter um comentário