Exposição ” Árvores Nativas de Portugal”

Exposição ” Árvores Nativas de Portugal”

Objetivo

Motivar todo o cidadão para a importância da Floresta e da Plantação de Árvores Autóctones. Promover e apoiar ações de educação ambiental e sensibilização para a conservação da natureza e da biodiversidade; Promover iniciativas/atividades que ajudam a estruturar uma perspetiva que permita conhecer a floresta em todos os domínios, procurando sensibilizar e educar a população mais jovem para a sua preservação e valorização. Conhecer a diversidade das espécies Autóctones da floresta portuguesa, os seus atributos e os serviços que presta à sociedade.    

Número de participantes

400

Descrição

Sendo um dos temas do Eco Escolas a “Floresta”, e comemorando-se no dia 23 de novembro o dia da Floresta Autóctone, a escola Básica de Gualtar, teve exposto, desde o dia 30 de outubro até ao dia 5 de novembro, a Exposição itinerante “Árvores Nativas de Portugal”.
Esta exposição “Árvores Nativas de Portugal” produzida pela ABAE – Programa Eco Escolas, em parceria com a Biodiversity4all e apoiada pelo Fundo Ambiental, chegou à nossa escola através do Município de Braga. A exposição é composta por: 21 k-lines de formato A1 (introdução, seguida de descrição de vinte espécies de árvores nativas de Portugal); um Guia de interpretação da exposição e uma ficha de leitura da exposição.
A exposição foi visitada e apreciada por alunos desde o 1º até ao 3º Ciclo, num total de 17 turmas, tendo os docentes motivado para a importância da Floresta e da Plantação de Árvores Autóctones. Alguns Encarregados de Educação, Assistentes Operacionais e Professores também a visitaram e admiraram.
Um pequeno questionário foi disponibilizado aos alunos durante a visita, tendo simultaneamente o apoio de um livro explicativo.
Proximamente, professores e alunos integrados no projeto Eco Escolas procederão ao mapeamento das árvores da nossa Escola, para identificação e valorização do património natural.
Finalmente, um especial agradecimento ao Município de Braga, mais propriamente ao Pelouro do Ambiente, por nos proporcionar esta exposição, assim como aos Assistentes operacionais Sr. Lima e Dona Celeste, pelo apoio na logística inerente.

Avaliação/impacto

Quase todos os alunos responderam ao inquérito  “Olhá- Árvore” que fazia parte do guia de exploração da exposição.
50% dos alunos acertam em mais de 75% das questões do inquérito relativas a conhecimentos adquiridos;

Deixamos aqui o nosso agradecimento  pela Exposição e pela oportunidade que a Escola Básica de Gualtar  dá a toda a comunidade educativa de desfrutar de tão boa informação e enriquecimento do saber.

 

Escola Básica de Gualtar - Agrupamento Carlos Amarante | Braga
Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Jovens Repórteres para o AmbienteEco-Escolas
Publicado a

12/11/2018

Submeter um comentário