Escola de Palmeira tem Bichos-da-Seda

Escola de Palmeira tem Bichos-da-Seda

Objetivo

Compreender o ciclo de vida do bicho-da-seda.

Número de participantes

105

Descrição

No âmbito da área curricular de Ciências Naturais, os alunos do 5.º ano de escolaridade de Palmeira, puderam acompanhar de perto, todas as etapas do ciclo de vida do Bicho-da-seda.

Nas aulas de ciências, aquando da abordagem do desenvolvimento indireto dos seres vivos, os alunos foram desafiados a acompanhar o progresso dos bichos-da-seda e a registar as suas diferentes fases, tanto em esquema como em maquete que pudesse ser mostrada à comunidade educativa.

Assim, ao longo de mais de dois meses, os alunos observaram, comentaram, avançaram com “teorias” e “hipóteses”, admiraram e aprenderam a respeitar a natureza refletida neste pequeno ser, a quem a maioria de nós não atribui qualquer importância.

Foram muitos os alunos que se propuseram “adotar” alguns destes seres e comprometeram-se a tratá-los bem, respeitando a sua natureza.

Foi organizada uma exposição no átrio de entrada para a biblioteca com todas as criações dos alunos.

A observação do ciclo de vida deste inseto, semelhante ao de muitos outros, foi a possibilidade de observamos as diferentes etapas de um ser vivo em transformação, ao longo de um ciclo de vida relativamente curto.

Avaliação/impacto

Qualidade dos trabalhos elaborados;

Qualidade do relatório da aula  experimental.

Empenho dos alunos.

Escola Básica de Palmeira | Braga
Educação de qualidade - Objetivo 4Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

15/06/2021

Submeter um comentário