“Escola a corpo inteiro”

“Escola a corpo inteiro”

Objetivo

Os objetivos foram:  a construção de horta biológica, de um compostor para alimentar a terra e reaproveitar os resíduos orgânicos; a colocação de um depósito de águas pluviais para possibilitar a rega da horta com o mínimo gasto de água da companhia; a animação do espaço exterior; a mobilização de toda a comunidade educativa afeta à escola (Pais e familiares, crianças, pessoal docente e não docente).

Número de participantes

60 participantes

Descrição

Toda a comunidade educativa foi convidada a participar no melhoramento do espaço exterior. Os pais, através da conselheira representante dos pais no conselho eco-escolas e de outros representantes dos pais dos grupos e das turmas estiveram envolvidos na construção de um projeto para o exterior. O objetivo foi o de animar este espaço, construindo algumas estruturas que possibilitem a ocupação dos tempos livres das crianças com imaginação e criatividade. Nesta tarde em que fomos muitos aconteceram várias estações de trabalho: preparação da horta escolar; decoração do reservatório de águas pluviais; construção de um compostor; construção de painéis sonoros com materiais reutilizados; pintura de cercas e de paredes; pintura de pneus para ajardinar a parte frontal da escola; elaboração de tapeçaria nas grades com fitas de algodão.

 

Um a escola a corpo inteiro, pois que os sentimentos e emoções estiveram sempre envolvidos, por todo o trabalho, mas sobretudo pela ligação aos pais e familiares. Queremos uma escola que tenha dentro o coração de cada um. A satisfação das crianças foi grande, dizendo mesmo “temos a melhor escola do mundo!” A comunidade escolar sentiu-se envolvida através da cooperação num projeto comum, o de uma escola amiga das crianças.

 

EB da Charneca | Guimarães
Saúde de qualidade - Objetivo 3Educação de qualidade - Objetivo 4Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12
EcoXXIEco-Escolas
Publicado a

09/04/2019

Submeter um comentário