EPATV-Comemoração Dia Eco-Escolas 5-12-2018

EPATV-Comemoração  Dia Eco-Escolas 5-12-2018

Objetivo

No Dia do Hastear da Bandeira Verde – Galardão Eco-Escolas, é reconhecido o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde nos inserimos. A EPATV, pela 11ª vez, consecutiva, tem a honra de manter esta bandeira que muitos nos orgulha e que simboliza o trabalho de todos em prol do AMBIENTE. O principal objetivo é formar os nossos alunos bons cidadãos e sensíveis às questões ambientais.

Número de participantes

250

Descrição

A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) hasteou no dia 5 de dezembro, a Bandeira Verde – Galardão Eco-Escolas, reconhecendo o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde se insere.

A cerimónia do hastear da bandeira, teve a presença da Vereadora Júlia Fernandes, da Câmara Municipal de Vila Verde, encerrou uma manhã dedicada ao meio ambiente.

João Luís Nogueira, Diretor Geral, destacou o facto da Escola, pelo décimo primeiro ano consecutivo, merecer a honra de manter esta bandeira que “muito nos orgulha e que simboliza o trabalho de todos em prol do ambiente”.

A EPATV inscreveu-se pela primeira vez no programa Eco-Escolas no ano letivo 2007/2008 e desde essa data foi sempre galardoada com a Bandeira Verde, reconhecido pelas boas práticas ambientais que tem adotado com toda a comunidade escolar.

Sandra Monteiro, Diretora Pedagógica, apresentou o professor António Cunha e a sua paixão pela fotografia e pelo Parque da Peneda Gerês. O docente da EPATV e fotografo de natureza, António Cunha, é um apaixonado pela montanha e um profundo conhecedor do PNPG, que calcorreia frequentemente. Representa, nesta pequena exposição, a presença constante da água nesta zona (PNPG e áreas limítrofes) e o seu impacto na paisagem em diferentes estações do ano. António Cunha apresentou dois vídeos alusivos à proteção do ambiente, um deles sobre a Mata da Albergaria no Parque Nacional realizado pelos alunos da EPATV, Fátima Silva e Luís Dias.

António Vivas, Engenheiro Florestal, Chefe de Divisão dos Espaços Verdes da Câmara Municipal de Braga e ex-Coordenador da Prevenção Estrutural do ICNF, falou aos alunos sobre a floresta autóctone e a sua importância no nosso meio ambiente. Alertou ainda para a destruição da floresta autóctone e o impacto das alterações climáticas.

Vasco Ferreira, Biólogo Marinho, encerrou a manhã com uma palestra sobre a biodiversidade marinha, no Litoral Norte de Portugal. Este dinamizador de vários projetos relacionados com o mar e consultor da Câmara Municipal de Esposende no âmbito do Observatório Marinho de Esposende abordou os riscos de perda da biodiversidade marítima num país onde 97% do seu território é mar.

 

Avaliação/impacto

O impacto é sempre muito positivo.

Escola Profissional Amar Terra Verde | Vila Verde
Educação de qualidade - Objetivo 4Água potável e saneamento - Objetivo 6Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Jovens Repórteres para o AmbienteEco-Escolas
Publicado a

07/12/2018

Submeter um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *