#ecoescolasfazpeloclima#CCMI – Juntos somos mais fortes» na proteção do nosso planeta Terra!#

Objetivo

Sensibilizar a comunidade educativa para a urgente mudança de comportamentos que revertam as alterações climáticas. Definição de atitudes sustentáveis com vista à proteção dos ecossistemas.    

Número de participantes

910

Descrição

Nos dias 27 e 30 de setembro, os alunos do Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria), uniram-se na procura de soluções para um planeta Terra melhor.

Esta ação, proposta pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), pretendeu sensibilizar toda a nossa comunidade educativa para a necessidade, cada vez mais urgente, em protegermos o planeta. O efeito das alterações climáticas é cada vez mais visível, através do degelo de icebergs, ocorrência de fenómenos extremos (furacões, tempestades), extinção de inúmeras espécies de seres vivos, redução da produção agrícola e aumento de doenças. O FUTURO DO PLANETA TERRA E A VIDA ESTÃO EM RISCO! Há que mudar de atitude!

Assim, nestes dias a Bandeira Verde Eco-escolas esteve a meia haste, como símbolo de pesar e de alerta para a urgência das medidas para inverter as alterações climáticas. Os alunos, também tiveram a possibilidade de refletir sobre esta problemática e definir pequenos compromissos exequíveis que minimizem este fenómeno. Numa folha feita de material reutilizável escreveram um compromisso sobre o que se propõem fazer pelo planeta. Posteriormente, os alunos da turma colocaram as mensagens em árvores queimadas pelo recente incêndio que afetou o nosso Pinhal de Leiria, expostas no hall da secretaria do colégio, “dando assim uma nova esperança de vida à nossa floresta e ao nosso planeta”.

Tendo em conta que todos nós devemos estabelecer compromissos ambientais e, como modelo para os nossos alunos e filhos, convidámos os pais e familiares a refletirem sobre esta problemática ambiental e a colocarem o seu compromisso nas referidas árvores.

Vamos continuar a acreditar que «Juntos somos mais fortes» na proteção do nosso planeta Terra!

Avaliação/impacto

Durante a realização das atividades e, após a visualização de uma notícia recente, foi notória a preocupação dos alunos relativamente à situação ambiental atual. Os alunos, prontamente, definiram compromissos com vista à preservação dos ecossistemas e retrocesso das alterações climáticas.

Também, através de email, os pais e familiares, mostraram-se interessados em participar nesta ação, dando o seu contributo para alcançarmos um desenvolvimento mais sustentável. Assim, algumas folhas colocadas nas árvores foram escritas com compromissos definidos em família.

 

Colégio Conciliar de Maria Imaculada | Leiria
Saúde de qualidade - Objetivo 3Energias Renováveis e Acessíveis - Objetivo 7Indústria, inovação e infraestruturas - Objetivo 9Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Eco-Escolas
Publicado a

02/10/2019

Submeter um comentário