#Ecoescolasfazpeloclima – EB 2,3 Dr. José Pereira Tavares- Pinheiro da Bemposta

#Ecoescolasfazpeloclima – EB 2,3 Dr. José Pereira Tavares- Pinheiro da Bemposta

Objetivo

Sensibilizar para a problemática das alterações climáticas e seu impacto nefasto no Planeta. Assinalar o dia da Greve Climática Global.

Número de participantes

200

Descrição

Durante o dia 27 de setembro, a escola EB 2,3 Dr. José Pereira Tavares desenvolveu variadas atividades no âmbito do Global Action Day Eco-Escolas (Greve Climática Global).

Neste dia, a nossa Bandeira Verde ECO ESCOLAS foi colocada a meia haste, como símbolo de pesar e de alerta para a urgência de alterar as nossas atitudes face ao meio ambiente, de forma a inverter as alterações climáticas. Tendo sido explicado em todas as turmas o significado deste dia. Foi solicitado aos alunos que alertassem em casa para a importância da “comemoração” do referido dia.

Junto à bandeira a meia haste foram elaboradas e expostas faixas com frases alusivas ao tema realizadas pelos alunos, de forma a sensibilizar toda a comunidade escolar.

Durante o dia foram ainda projetados no átrio da escola os filmes “Os efeitos das alterações climáticas que já notamos”,(https://www.youtube.com/watch?v=kc1hc7Ydc2s), “A Terra em 100 Anos e o Simulador Terrestre HD”, (https://www.youtube.com/watch?v=lomRYeaOh1Y), tendo estes filmes sido visualizados também durante a semana seguinte, nas aulas de Espaço Turma ou Formação Cívica, precedidos de um debate. Em algumas turmas, o visionamento dos filmes foi substituído pela leitura e análise da noticia “Alterações Climáticas: ONU confirma o pior cenário para Portugal”, publicada num jornal semanal.

Ao longo do dia, todos os elementos da comunidade escolar: alunos, professores, auxiliares e mesmo Encarregados de Educação comprometeram-se a ter uma atitude em prol do Ambiente, escrevendo o seu compromisso num papel/cartão reutilizável em forma de folha, construindo no átrio da escola a “Árvore dos Compromissos” e assumindo assim as suas intenções em papel reutilizado fornecido.

Avaliação/impacto

O impacto das atividades realizadas foi muito positivo, verificando-se que toda a comunidade escolar quis colaborar na construção da “Árvore dos Compromissos”, e o envolvimento das várias turmas na elaboração das faixas foi também notório e bastante satisfatório. Os debates realizados durante as aulas nas diferentes turmas foram igualmente bastante produtivos.

EB 2,3 Dr. José Pereira Tavares | Oliveira de Azemeis
Ação Climática - Objetivo 13
Eco-Escolas
Publicado a

04/10/2019

Submeter um comentário