Eco Trilho

Eco Trilho

Objetivo

Motivar para o conhecimento e valorização do património cultural de Nisa;

Dar a conhecer a riqueza natural da região, sensibilizando para a preservação da natureza e promovendo o exercício físico.

Número de participantes

18

Descrição

O projeto “Eco-trilho Eco-escolas” foi realizado pela turma do 11º B do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural do Agrupamento de Escolas de Nisa., no âmbito das disciplinas de Técnicas de Animação desportiva; Turismo; Comunicação e Imagem e Ciências do Ambiente e Educação Física.

A turma mostrou muito interesse em participar no projeto, pois este enquadra-se perfeitamente nos objetivos e no perfil profissional do curso e, para além disso, os alunos mostraram preocupação em valorizar o património local, nas vertentes cultural e natural. Os locais selecionados para incluir no trilho correspondem a pontos relevantes na Vila de Nisa, que chamam a atenção para aspetos fundamentais na cultura nisense: o Coreto salienta a importância da música e das artes; a Rua de Santa Maria homenageia o artesanato, nomeadamente, a olaria pedrada, ex-libris da vila; a Igreja do Mártir Santo, a religiosidade e por sua vez, a Torre do Relógio e o Castelo, a história da vila. Relativamente aos pontos escolhidos fora do centro urbano, os alunos pretenderam destacar a harmonia existente entre o património cultural e a natureza envolvente.

Este trilho convida a uma aventura não só pelas ruas da vila, tão ricas em património, assim como, desafia a descobrir os vestígios mais antigos da presença humana, na Ponte de Figueiró, calcorrear caminhos, subir as pedras junto às ruínas do moinho e contemplar a flora tão diversificada na região.

Avaliação/impacto

A turma mostrou muito interesse em participar no projeto, sendo a avaliação de muito bom.

Escola Básica e Secundária Prof. Mendes dos Remédios - Nisa | Nisa
Educação de qualidade - Objetivo 4Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

30/06/2021

Submeter um comentário