Eco-Sábado na EB do Prado

Eco-Sábado na EB do Prado

Objetivo

Assinalar  o Dia da Terra abrindo a Escola à comunidade. Incentivar a participação da família das crianças nas atividades da Escola. Promover a agricultura biológica e o gosto pela natureza. Promover uma alimentação saudável utilizando os produtos da horta.  

Número de participantes

30

Descrição

Esta atividade além de pretender assinalar o Dia Mundial da Terra também proporciona a participação dos Encarregados de Educação nas atividades da Escola e ajudem nos trabalhos mais pesados da horta. Os pais chegaram cedo preparados para os trabalhos a realizar e começaram com com a remoção do composto que deitaram para outro espaço. Os resíduos por decompor ficaram por baixo e todos os outros foram remexidos permitindo uma melhor circulação do ar.  O composto do fundo já transformado em adubo biológico, foi deitado numa carreta grande para as crianças poderem utilizar na horta nas próximas sementeiras ou plantações. Deixou-se um compostor vazio para os próximos resíduos, temos seis, três industriais, recebidos como prémio pela AgroBio na participação das Hortas Bio, e outros três de madeira, construídos com a colaboração dos pais das nossas crianças. Outro grupo de pais com os seus filhos despejou o lago com baldes, usando a água suja para regar a horta, estufa e pomar. Lavou-se a lona que reveste o lago e colocaram-se as pedras à volta que se voltou a encher com água limpa. Outro grupo de pais tratou da horta, mondando de ervas daninhas que deitou aos coelhos e galinhas, plantou alguns girassóis e colheu acelgas e cidreira para vender e consumir.   e . Outro grupo ainda marcou no chão do recreio alguns jogos e percursos para as crianças brincarem nas horas de recreio e lazer. A meio da manhã fez-se uma pausa para retemperar forças e bebeu-se infusão de cidreira acabada de colher sem adição de açúcar e.comeu-se broa de milho barrada com compotas confecionadas na Escola com as crianças.

 

Avaliação/impacto

Participaram trinta pessoas, adultos e crianças e todos se envolveram com entusiasmo  conseguindo concretizar o que estava programado. Nem sempre são as mesmas pessoas mas é isso mesmo que se pretende, que apareçam os que podem, estão disponíveis e querem participar de forma a que todos experimentem estas atividades e partilhem com os filhos o gosto pela natureza e agricultura biológica. Através destas atividades promovem-se valores de cidadania muito importantes nos tempos que vivemos.  As crianças aprendem não só o processo da cadeia alimentar mas também a adquirir o gosto por diferentes alimentos. Além disso preservam a natureza e sensibilizam as famílias a manterem boas práticas ecológicas.

 

Jardim de Infância e EB do Prado | Vila Real
Erradicar a fome - Objetivo 2Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

28/04/2019

Submeter um comentário