Dia Mundial da Alimentação ” Alimentação Saudável e Sustentável” na Escola Gaspar Frutuoso da Ribeira Grande – Ilha de S. Miguel

Dia Mundial da Alimentação ” Alimentação Saudável e Sustentável” na Escola Gaspar Frutuoso da Ribeira Grande  – Ilha de S. Miguel

Objetivo

Sensibilizar a comunidade escolar para hábitos alimentares saudáveis; Promover uma alimentação saudável e sustentável. Alertar toda a comunidade educativa para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo e ao mesmo tempo, para sensibilizar a comunidade educativa, para a importância de uma alimentação saudável, que se quer variada, completa e equilibrada. Criar oportunidades para a participação da comunidade escolar em geral e dos alunos em particular na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.  

Número de participantes

815

Descrição

Foi dinamizada a atividade comemoração do Dia Mundial da Alimentação – “Alimentação Saudável”, entre os dias 16 e 19 de outubro, para os 815 alunos que integram a Escola Gaspar Frutuoso, promovida pela coordenadora, professora Lúcia Botelho, do Gabinete de Saúde Escolar.

Nesses dias realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação e foi também organizado o pequeno almoço para os seus alunos.

Um dos objetivos das atividades difundidas para esses dias foi o

A turma do Curso de Formação Vocacional, organizou a preparação e a distribuição do pequeno almoço para todas as turmas da escola e fez também, a decoração do espaço, sob a orientação das docentes Anabela Reduto e Filipa Alves.  A atividade proporcionou, a todos os alunos, um pequeno almoço enriquecido, bem como a degustação de novos produtos alimentares e ainda um convívio saudável entre todos.

Ainda no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação realizou-se uma exposição com trabalhos, da Educação Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e foi feita uma audição de um tema musical da autoria da professora Fabiana Cunha com a entoação dos alunos do 6º C.

A Biblioteca escolar colaborou com esta iniciativa, através da realização de uma roda dos alimentos a ser preenchida pelos alunos.

Avaliação/impacto

Obteve um impacto bastante positivo por parte de toda a comunidade educativa, pois houve 100% de adesão por parte dos alunos que integram a escola. Todos os membros da comunidade educativa que participaram manifestaram muito entusiasmo. na prova de novos sabores e desfrutaram de dois menus possíveis de pequenos almoços saudáveis. A concretização desta atividade só foi possível devido à cooperação de todas as equipas envolvidas e de todos os intervenientes Conselho Executivo; Gabinete de Saúde Escolar; Biblioteca Escolar; Comissão Eco-Escola; Curso de Formação Vocacional, Turma do 6.º C, e empresas de produtos alimentares do Conselho da Ribeira Grande, bem como da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Escola Gaspar Frutuoso | Ribeira Grande
Erradicar a fome - Objetivo 2Saúde de qualidade - Objetivo 3Educação de qualidade - Objetivo 4Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12
Eco-Escolas
Publicado a

10/11/2017

Submeter um comentário