Dia Eco-Escolas/Feira do Livro

Dia Eco-Escolas/Feira do Livro

Objetivo

Sensibilizar a comunidade para a importância do ambiente, através do Programa Eco-Escolas e associando esta temática à literatura.

Número de participantes

220 alunos

Descrição

Durante o 2.º período, os alunos foram convidados a ouvir e explorar histórias sobre a temática do mar e sobre as espécies marinhas ameaçadas ou em vias de extinção, particularmente no arquipélago da Madeira, na atividade de Biblioteca. Desta exploração, resultou uma exposição de trabalhos sobre as histórias, onde se salientam algumas espécies como a Cagarra, a Gaivota, o Lobo-marinho, a Freira-do-Bugio e a Alma-Negra elaborados com materiais reutilizados, em contexto curricular. Ainda, os alunos prepararam canções e uma dramatização intitulada “A História de Monakus” para apresentar aos pais, contudo a situação epidemiológica do COVID-19 não permitiu que essa atividade se realizasse.

Avaliação/impacto

A adesão dos alunos a atividades relacionadas com o mar, as espécies marinhas e o ambiente é bastante positiva. O interesse e o entusiasmo dos alunos na realização de trabalhos que sensibilizem as pessoas para a defesa da fauna e da flora marinhas é relevante. Surgirão, desta iniciativa, trabalhos muito criativos, a que os pais tiveram a possibilidade de ver. O aspeto negativo foi apenas a impossibilidade de apresentar as canções e a dramatização aos pais e restante comunidade, devido ao COVID-19.

EB1/PE Visconde Cacongo | Funchal
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14
Eco-Escolas
Publicado a

26/04/2020

Submeter um comentário