Dia das Eco-escolas

Dia das Eco-escolas

Objetivo

    Pretendemos mudar os hábitos de alimentação dos nossos alunos. Reduzir o consumo de carne e de alimentos processados, com muito sal, açúcar e gorduras. Fomentar hábitos de vida saudáveis, como aumentar o consumo de vegetais, fruta, leguminosas e ervas aromáticas e hábitos de mobilidade sustentável, como andar a pé ou de bicicleta.

Número de participantes

toda comunidade educativa

Descrição

Dia 8 de março, Dia  das Eco.escolas

No dia 8 de março, na sede do nosso Agrupamento, comemoramos o Dia das Eco-escolas, com várias iniciativas, no sentido de promover a saúde do nosso corpo e da nossa mente.

Tivemos uma banca, dinamizada pela Professora Vilma Mateus, onde podíamos medir a quantidade de açúcar, sal, gordura, aditivos que determinados alimentos novos( gomas, coca-cola, batatas fritas,…) podem conter e visualizamos mesmo essas quantidades em pacotes de açúcar,  em provetas com óleo, ou gobelés com sal. Ficamos alarmados com  estas comparações.

A Professora Isabel Pinto confecionou in loco hamburguers vegetarianos com feijão vermelho. Estavam deliciosos!

Houve também nesta banca da alimentação saudável espetadas de fruta muito coloridas com laranja, maça, pera, kiwi, abacaxi e sumo natural de laranja. Para quem quis houve também um chá especial, chá de princesa, pois neste dia também comemoramos o dia da Mulher!

Tivemos uma banca que indicava todo o tipo de materiais que reciclamos na nossa escola.

Houve uma demonstração de acrobacias que o clube das bicicletas pode fazer e pudemos ler algumas mensagens numa bicicleta, convidando a comunidade educativa a andar de bicicleta. Andar de bicicleta faz bem à saúde.

Por fim a Professora Graça Pereira mostrou alguns trabalhos que fizemos no clube da floresta: a vermicompostagem e os vasos de plantas aromáticas.

Tivemos a visita dos nossos menino sdo jardim de infância e de alguns meninos do 1º ciclo.

Foi uma manhã bem passada e espero que tenha sido muito educativa para toda a comunidade escolar.

A Professora Graça Pereira.

 

 

Avaliação/impacto

Os alunos  observaram com muita atenção os ateliers e adoraram comer os hamburguers vegetarianos, beber os sumos de fruta e as espetadas de fruta.

Ficaram alarmados com a quantidade de açúcar, sal e gordura das batatas fritas, da coca-cola e das gomas, enfim dos alimentos processados.

Os alunos do clube de btt divulgaram as suas pequenas piroetas com as bicicletas no recinto da escola, demonstrando como é divertido andar de bicicleta.

Escola EB 2,3 de Celeirós | Braga
Saúde de qualidade - Objetivo 3
Publicado a

21/04/2017

Submeter um comentário