Dia da Terra

Dia da Terra

Objetivo

Sensibilizar para a importância da separação doméstica de resíduos, contribuindo para a campanha “Toneladas de Ajuda”, promovida pela Suldouro. Realizar a campanha Coastwatch 2017, caracterizando a praia da Madalena relativamente a aspetos como a biodiversidade e os resíduos.

Número de participantes

80

Descrição

A Escola EB 2/3 da Madalena comemorou o Dia Mundial da Terra, no âmbito do Programa Eco Escolas.

Na atividade que decorreu durante a manhã, os Eco Delegados do 7ºB, acompanhados pelas professoras Elisabete Nunes, Lígia Cruz e Odete Melo, escreveram “DIA DA TERRA” utilizando os sacos amarelos e azuis de recolha doméstica seletiva de resíduos, trazidos por alunos das turmas do 3º ciclo. Os alunos do Curso Vocacional, orientados pelo professor José Almeida, elaboraram as letras onde também se lê “Dia da Terra”. A Equipa Eco Escolas agradece o contributo de todos os Pais e Encarregados de Educação que colaboraram na recolha seletiva de resíduos, permitindo a realização desta atividade  e contribuindo para a Campanha Toneladas de Ajuda.

Na atividade que decorreu durante a tarde, os Eco Delegados do 7ºB e do 7ºC, acompanhados pelas professoras Elisabete Nunes e Odete Melo, realizaram a Campanha Coastwatch na praia da Madalena. Nesta saída de campo foram abordados aspetos como a caracterização da biodiversidade, a zonação costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); a erosão costeira; os resíduos; a contaminação; as pressões antrópicas, entre outros.

Avaliação/impacto

Com a atividade de recolha seletiva de resíduos, foi possível envolver nos projetos “Litter Less Campaign” e “Toneladas de Ajuda” cerca de metade dos alunos do 3º ciclo e respetivas famílias, bem como professores e assistentes operacionais, que levaram para a Escola sacos amarelos e azuis com resíduos de pl+astico/embalagens/metal e papel/cartão, respetivamente.

A realização da campanha Coastwatch, pelo segundo ano consecutivo, permitiu a recolha de dados significativos para a monitorização das praias neste projeto de âmbito supranacional.

Escola Básica e Secundária de Canelas | Vila Nova de Gaia
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14
Publicado a

01/05/2017

Submeter um comentário