Dia da Terra planeado versus Dia da Terra concretizado!

Dia da Terra planeado versus Dia da Terra concretizado!

Objetivo

Mobilizar a comunidade educativa da Serafim Leite a participar na Semana da Terra. (Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de S. João da Madeira que pretende assinalar o Dia da Terra com uma semana de intensa atividade ambiental, social, cultural e desportiva, envolvendo escolas, associações e outras instituições e cidadãos. Porém o covid-19 fez com que muitos planos se tivessem de alterar e que TODOS fossem chamados a FICAR EM CASA. Em família, cada aluno, pode assim repensar o seu comportamento em prol do Clima e da Sustentabilidade da Terra.)  

Número de participantes

120

Descrição

O Conselho Eco_Escolas da EBS Dr. Serafim Leite tinha planeado, em colaboração com a Autarquia, propor à comunidade educativa proceder, na tarde do dia 22 de abril 2020, Dia Mundial da Terra, uma ação de limpeza dos espaços exteriores e pintura de sarjetas e sumidouros de água do recinto escolar. Durante o segundo período muitos alunos fizerem, nas aulas de Educação Visual, as suas propostas de desenho a ilustrar que o mar começa ali/aqui. A autarquia ia contribuir com tintas, trinchas, pincéis e sacos grandes para o lixo. Mas o covid_19 fez com que os planos não se pudessem concretizar! O que não mudou foi a certeza de que esta ação conjunta da comunidade escolar se irá, logo que possível, neste ou no próximo ano letivo, concretizar. Prometemos que as nossas ideias não irão ficar só em papel…. Mas agora a palavra de ordem é: Fiquem em casa!!!

Assim em confinamento muitos foram os alunos que juntamente com a sua família comemoraram o Dia Mundial da Terra respondendo ao questionário  “A Minha Família Compromete-se pelo Clima”  onde se comprometeram a levar a cabo ações concretas e simples que contribuem para minimizar as alterações climáticas e promovem a sustentabilidade da Terra. Alguns desses compromissos foram ilustrados em belos desenhos.

Avaliação/impacto

O impacto foi muito positivo. Pelo entusiasmo e empenho no 1.º e 2.º períodos em que se planeou a ação limpeza e pintura. E agora em que, em confinamento, nos mobilizamos, apoiamos e orientamos para usar este tempo de forma positiva repensando as nossas ações e comportamentos. Só o nosso comprometimento com o planeta Terra poderá levar a que em 2030 os ODS sejam, efetivemente, atingidos.

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite | São João da Madeira
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

27/04/2020

Submeter um comentário