DIA da FLORESTA AUTÓCTONE – 23 de novembro

DIA da FLORESTA AUTÓCTONE – 23 de novembro

Objetivo

 Divulgar e promover a importância da conservação da floresta autóctone portuguesa.

Número de participantes

27

Descrição

A equipa Eco-Escola Dr. Jaime Magalhães Lima, com o apoio da Escola Superior Agrária de Coimbra, que gentilmente cedeu as plantas, realizou a plantação, no jardim da sua Escola, de quatro espécies da floresta autóctone portuguesa, sensibilizando os participantes para a sua importância.

As espécies plantadas foram:

um carvalho alvarinho, Quercus robur L.

Carvalho muito frequente nas regiões de clima oceânico, é o carvalho europeu mais abundante. Por vezes tem porte majestoso (até 45 m) e apresenta uma grande importância económica e ecológica, apesar da pequena extensão das suas matas

um medronheiro, Arbutus unedo L.

Uma das espécies arbóreas mais expandidas do país, apenas estando ausente das regiões mais frias ou secas. Com ela se produz a afamada “aguardente de medronho”. Muito ornamental, podendo alcançar os 15m de altura nos sítios mais

húmidos.

um loureiro, Laurus nobilis L.

Espécie arbórea típica das regiões litorais, de clima sem grandes rigores invernais. Prefere estações mais húmidas e atinge os 20 m de altura. É muito usada em paisagismo e arborizações urbanas, sendo as suas folhas um tradicional condimento.

um azereiro, Prunus lusitanica L.

Uma das espécies de árvores sempre-verdes que prefere os climas oceânicos suaves, característica das regiões mais húmidas do Norte e Centro do Continente. Atinge 20 m de altura e tem valor ornamental, tal como a sua madeira (de tom rosado).

Avaliação/impacto

Os alunos envolvidos demonstraram interesse e empenho na realização da atividade.  Neste sentido, investigaram sobre o assunto e investiram tempo na sua concretização.

A equipa comprometeu-se na divulgação e promoção da importância da floresta autóctone junto da comunidade educativa.

Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima | Aveiro
Educação de qualidade - Objetivo 4Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

23/11/2018

Submeter um comentário