Dia 27 de setembro – Greve Climática Global #ecoescolasfazpeloclima #globalactiondays #humanschool #ocantinhoédetodos #aquisoufeliz

Dia 27 de setembro – Greve Climática Global  #ecoescolasfazpeloclima  #globalactiondays #humanschool #ocantinhoédetodos #aquisoufeliz

Objetivo

Mobilizar o maior número de atitudes sustentáveis que visam uma consciência ativa e interventiva, sempre com o objetivo de ajudar o nosso planeta.

Número de participantes

290

Descrição

Preocupados com o estado climático do nosso planeta, fez-nos sentido ser parte da solução e fazer pelo clima, desta forma assinalamos o dia 27 de setembro, Dia da Greve Climática Geral, com algumas atividades.

Após a receção do mail a equipa eco-escolas reuniu e divulgou na reunião de concelho de docentes as atividades propostas. Desta forma, de acordo com a realidade de cada sala as responsáveis escolheram as atividades que faziam sentido ao grupo.

Assim, recheámos o dia 27 de setembro de muitas atividades e envolvemos toda a comunidade educativa. Iniciámos o dia agradavelmente surpreendidos por algumas famílias e colaboradores que optaram por vir a pé para a escola ou partilhar carro.

Depois colocámos a nossa bandeira verde a meia haste, na presença de todos, crianças e equipa, e fizemos um minuto de silêncio pelo planeta.

Seguiram-se momentos de partilha entre valências para a realização das atividades.

O 1º ano e a sala C foram tratar da nossa horta, apanhar ervas daninhas e regar; o 3º A e a sala D construíram um jardim vertical e o 3ºB e a sala A fizeram uma sementeira de aromáticas. O 2ºA, a sala B e a sala 2 fizeram o levantamento do estado dos ninhos e elaboraram comedouros para pássaros.

As turmas do 4º ano fizeram o levantamento do estado das sinaléticas para poupança de água, energia e de separação dos resíduos, renovando as necessárias e ainda construíram outras para espaços que não estavam sinalizados.

Sendo este o dia em que se comemora também o Dia Europeu do Desporto, proporcionámos às nossas crianças a possibilidade de trazer bicicletas, patins, skates, entre outros para usufruir de momentos de atividade física.

De forma a envolver toda a comunidade educativa sugerimos a elaboração da árvore dos compromissos onde cada família fez nascer uma folhinha, comprometendo-se a #fazerpeloclima. Assim, cada um de nós será a gota que fará nascer o oceano #ocantinhofazpeloclima contribuindo para fazer parte da solução.

Procuramos mobilizar o maior número de atitudes sustentáveis que visam uma consciência ativa e interventiva, sempre com o objetivo de ajudar o nosso planeta. Somos parte da solução!

Avaliação/impacto

Verificamos uma grande adesão das famílias à árvore dos compromissos, onde surgiram compromissos a longo prazo como plantar uma árvore por ano, entre outros.

Observamos que após alguns anos de sensibilização, neste momento já se verifica uma mudança de comportamentos.

Colégio O Cantinho dos Amigos | Seixal
Educação de qualidade - Objetivo 4Água potável e saneamento - Objetivo 6Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Ação Climática - Objetivo 13
Eco-Escolas
Publicado a

03/10/2019

Submeter um comentário