Despertar para a Cidadania – Trabalho das DAC’S – 5ºB

Objetivo

Este trabalho teve como principais objetivos a identificação dos principais resíduos que os alunos mandam para o chão, reconhecer as principais consequências destes comportamentos e sugerir/adotar medidas de sensibilização a toda a comunidade escolar.

Número de participantes

25

Descrição

No âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular e subordinado ao tema aglutinador do 2º Período, “Despertar para a Cidadania”, os alunos do 5ºB do Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva desenvolveram um projeto interdisciplinar que culminou com o vídeo publicado. Foram desenvolvidas competências transversais a todas as disciplinas, pelo que todas participaram. O projeto teve início com várias brigadas de limpeza dos espaços verdes da escola e posterior separação e catalogação dos resíduos. Seguiram-se trabalhos de pesquisa, tratamento de dados, construção de maquetes, reciclagem de papel, montagem do vídeo e projeção deste último a toda a comunidade escolar. A mensagem final foi:”NÃO DEITES O LIXO PARA O CHÃO”.

Avaliação/impacto

Com as brigadas de limpeza os alunos desta turma ficaram espantados com a quantidade de lixo que é mandado para o chão, pelo que deixaram de o fazer. Ao mostrarem o vídeo a toda a comunidade escolar,  sensibilizaram os restantes alunos para a necessidade de não mandar o lixo para o chão, uma vez que este acaba por prejudicar a fauna e flora terrestres.

Em relação às competências transversais, os alunos aprenderam a trabalhar em equipa, a tratar dados, a pesquisar, selecionar e organizar  informação e a construir e editar vídeos.

Escola EB 2, 3 Professor Agostinho da Silva | Sintra
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Jovens Repórteres para o AmbienteEco-EscolasBandeira Azul
Publicado a

24/04/2019

Submeter um comentário