“De mãos dadas pela Floresta”

“De mãos dadas pela Floresta”

Objetivo

Sensibilizar a população escolar e a comunidade envolvente para a necessidade de proteção da Floresta e para a sua função no equilíbrio ambiental e alterações climáticas.

Número de participantes

388

Descrição

No dia 7 de novembro a Escola Básica S. Julião/Tavarede (Centro Escolar), na Figueira da Foz comemorou o Dia Internacional Eco-Escolas, desenvolvendo diversas atividades.

“De mãos dadas pela Floresta» foi o lema escolhido para se iniciar o dia. De modo a sensibilizar a comunidade envolvente, todas as crianças, vestindo VERDE, saíram da escola e, de mãos dadas, fizeram um cordão humano à volta da Praça.

Em seguida, com a presença do Dr. Carlos Monteiro e do Eng.º Válter Rainho, Vereador do Ambiente e Chefe de Divisão de Ambiente, da CMFF e do Dr. Diogo Serôdio, Presidente da Associação de Pais, procedeu-se ao hastear da Bandeira Eco-Escolas ganha no ano letivo anterior. A cerimónia envolveu, igualmente, todos as trezentas e sessenta crianças, do pré-escolar ao 4.º ano.

Com o objetivo de sensibilizar as crianças para a proteção das Florestas, formou-se, no pátio exterior, uma árvore humana. Foi com muito entusiasmo que as setenta e cinco crianças do pré-escolar participaram na atividade.

Ao longo do dia, em sala de aula, os alunos continuaram a desenvolver várias atividades relacionadas com o tema. Um dos trabalhos realizados foi a nossa Árvore  do Compromisso. Cada grupo/turma assumiu um Compromisso e registou-o nas “folhas” da árvore, em forma de  mão, símbolo de ação. A Árvore foi afixada no hall de entrada, onde pode ser vista por toda a comunidade.

Do nosso programa para a comemoração deste Dia, constam, ainda, outras atividades a realizar ao longo da semana: visita aos espaços verdes ao redor da escola com identificação de árvores; recolha de sementes (bolotas, pinhões e castanhas) para posterior plantação e plantação dum castanheiro no espaço verde da escola.

A nossa Escola “veste”, sempre, VERDE!!

Avaliação/impacto

Houve uma grande adesão e envolvimento nas atividades desta semana.

Escola Básica de S. Julião/Tavarede | Figueira da Foz
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

15/11/2017

Submeter um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *