Conhecer e Plantar para a Floresta Preservar!

Conhecer e Plantar para a Floresta Preservar!

Objetivo

Conhecer as espécies arbóreas mais representativas de Portugal, de modo a preservar a nossa floresta, bem como proceder ao plantio de três árvores (um pinheiro e dois medronheiros) no logradouro escolar.

Número de participantes

235

Descrição

Alunos do 5º, 6º e 8ºano, num total de 227 alunos, da escola EB 2,3 Frei Caetano Brandão, visitaram a exposição “Árvores Nativas de Portugal” , disponibilizada pelo Projeto Eco-escolas e trazida para Braga através do município, entre os dias 12 a 15 de novembro. Excelente momento para promover o trabalho de grupo e a recolha ativa de informação, através do preenchimento do questionário que acompanha esta exposição. Identificando as espécies autóctones mais facilmente os alunos reconhecerão as espécies que podem constituir uma ameaça à nossa biodiversidade. O próximo passo foi desafiar os alunos, através de mensagem de facebook, a identificarem e reconhecerem, no logradouro escolar, as árvores que tinham sido observadas na exposição. Por fim, no dia 23 de novembro (Dia da Floresta Autóctone) a turma 8º1 e outros alunos que se juntaram, plantaram as 3 árvores cedidas pela Câmara Municipal de Braga.

Avaliação/impacto

Os alunos mostraram-se muito empenhados por obterem uma boa classificação no questionário e, uma turma do 8ºano, teve a oportunidade de plantar árvores no logradouro escolar aplicando os conhecimentos adquiridos nas aulas, na exposição e em colaboração com o Clube da Horta, o Projeto nacional Eco-escolas e a Câmara Municipal de Braga.

Os alunos sentiram o seu esforço recompensado ao verem a escola mais verde!

EB 2,3 Frei Caetano Brandão | Braga
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Eco-Escolas
Publicado a

24/11/2018

Submeter um comentário