Concurso de Fotografia “Espaços verdes do Concelho” in GAD e Dia do Agrupamento

Concurso de Fotografia “Espaços verdes do Concelho” in GAD e Dia do Agrupamento

Objetivo

Pretendeu-se:
  • Dar a conhecer os espaços verdes do Concelho;
  • Fomentar o contacto com a natureza e o lazer em ambiente natural;
  • Promover a autonomia e a criatividade;
  • Estimular o gosto pela fotografia.

Número de participantes

90 alunos; 6 professores

Descrição

A comemoração do GAD foi pensada para a promoção e reforço de competências artísticas e sociais, a partir da atividade lúdica proposta. O concurso de fotografia que culminou com a exposição fotográfica do trabalho reunido.  Este trabalho foi apresentado, num conjunto de outras atividades, à comunidade escolar/local, como forma de comemorar o Dia do Agrupamento (20 de maio). O Eco-escolas esteve, desta forma, presente.

O dia 24 de abril foi destinado ao debate, em sala de aula e mediante os conteúdos programáticos de algumas disciplinas, de temáticas/conceitos, nomeadamente, Serviços da Floresta, Pegada Ecológica e Ações de Preservação do Meio Ambiente. Esta reflexão contribuiu para a concretização posterior do Poster Eco-código a concurso.

Para além da exposição fotográfica, foi ainda apresentada a maquete da Escola Sustentável, atividade realizada por um aluno do 8º ano de escolaridade que aceitou o desafio proposto.

Avaliação/impacto

A exposição fotográfica teve grande impacto na comunidade educativa/local pela qualidade das fotografias apresentadas e pelo excelente enquadramento paisagístico da região. Por proposta da direção, algumas das fotografias foram selecionadas para serem emolduradas, fazendo parte da decoração permanente da escola.

Após reflexão em sala de aula, a maquete reflete a junção de comportamentos sustentáveis pensados pelo aluno.

EB 2,3 de Frazão | Paços de Ferreira
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Publicado a

13/07/2017

Submeter um comentário