Comissão do Desperdício Alimentar

Comissão do Desperdício Alimentar

Objetivo

A criação da Comissão do Desperdício Alimentar tem como principal objetivo reduzir o desperdício alimentar na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. Sensibilizar a comunidade escolar para o envolvimento de cada um em prol de um bem comum. Reproduzir em casa os hábitos que se vão adquirindo na escola.

Número de participantes

25

Descrição

A Comissão do Desperdício Alimentar é composta por representantes de todas as turmas, representante de funcionários, chefes de cozinha, coordenadoras Eco-escolas, representantes de docentes, coordenadores de curso.

Pretende-se refletir em conjunto para encontrar soluções para situações de desperdício alimentar que são identificadas na escola. Foi criado um Manual de Boas Práticas que vai sendo atualizado com os contributos e compromissos de cada um. Algumas ações já foram colocadas em curso, como as de sensibilização por meio de sinaléticas; pesagem do desperdício; identificação das causas do desperdício seguidas de propostas de resolução.

A Comissão é dinâmica, integrando novos elementos que substituem os que saem, da mesma forma que o Manual de Boas Práticas também nunca está terminado, sempre aberto a novas propostas e atualizações.

Avaliação/impacto

As ações colocadas em prática têm surtido efeitos muito positivos,por exemplo:

  • há alunos que já não colocam papel/toalhete no tabuleiro;
  • as pessoas que comem na cantina têm uma atitude mais responsável na quantidade e variedade de comida que levam no prato;
  • existe o cuidado de comer tudo ou quase tudo do que se leva no prato;
  • os alunos pensam em possibilidades de reaproveitar alimentos que estão a deteriorar-se (saladas compostas; sumos, etc)
  • nas aulas práticas há o cuidado de ver se há alimentos com aproximação do fim de prazo de validade ou embalagens abertas para serem consumidas antes de abrir outra.
Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve | Faro
Erradicar a fome - Objetivo 2Educação de qualidade - Objetivo 4Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Ação Climática - Objetivo 13
Eco-Escolas
Publicado a

29/05/2020

Submeter um comentário