Comemoração do Dia da Terra e Dia Eco-Escolas

Comemoração do Dia da Terra e Dia Eco-Escolas

Objetivo

  • Preparar os jovens para o exercício de uma cidadania ativa na defesa do ambiente
  • Desenvolver comportamentos cívicos e de respeito pelo ambiente

Número de participantes

112

Descrição

No âmbito do Programa Eco-Escolas, das disciplinas de Francês e Inglês realizou-se, no dia 29 de abril, a campanha anual de limpeza da Praia Velha para comemorar o Dia da Terra e o Dia Eco-Escolas. A ação ambiental foi publicitada, de 23 a 28 de abril, no Jornal local e na Página do Agrupamento através de convite, tendo o mesmo sido enviado também a diversas instituições concelhias com o intuito dos interessados se juntarem ao grupo de alunos do 7º e 8º ano, participantes nesta ação que visava desenvolver comportamentos cívicos e de respeito pelo ambiente e ajudar essencialmente a proteger o mar. A ação contou com um número considerável de participantes que demonstrou pertencer a uma geração jovem que atua na defesa de um património natural que é de todos e que luta por um legado saudável e sustentável a deixar às gerações futuras. De salientar, a colaboração imprescindível da autarquia através da sua representante Eco-Escolas, da empresa SUMA e de um ex-aluno da nossa escola que captou imagens aéreas a partir de um drone. O grupo participante, antes da recolha dos resíduos, procedeu a uma formação humana no areal, registada através de um drone, com o intuito de criar a palavra Eco-Escolas, palavra escolhida este ano, visto que se comemora o 25º aniversário do Programa. Toda a praia foi percorrida pelos alunos a fim de encontrar os suspeitos do costume. Foram bastantes os sacos com lixo que os alunos retiraram do areal e depois recolhidos por uma empresa própria para o efeito. Após a ação de limpeza e um saudável convívio entre todos, a satisfação do dever cumprido era notória. O grupo deixou unicamente pegadas no areal, pena é que cada um não faça a sua parte, ficando por vezes indiferente ao ambiente que o rodeia.

 

 

 

 

 

Avaliação/impacto

Prestes a terminar a ação, um aluno do 8º ano, fez 3 entrevistas no areal, com o objetivo de auscultar a opinião das pessoas sobre a campanha que estava a ter lugar na praia e ainda sobre o que se poderia fazer mais em prol dum ambiente mais limpo e sustentável.

Uma ação de caráter ambiental tem sempre um impacto positivo nas camadas mais jovens. Foi notória a satisfação e a vontade de participar numa atividade deste género. Alguns dos alunos já tinham participado no ano anterior.

A ação ambiental foi importante para desenvolver comportamentos cívicos e de respeito pelo ambiente.

Escola Básica Guilherme Stephens | Marinha Grande
Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

07/05/2019

Submeter um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *