“Com Tachos se Faz o Natal” – XV Concurso Eco-Natal 2018

“Com Tachos se Faz o Natal” – XV Concurso Eco-Natal 2018

Objetivo

Estimular a imaginação e a criatividade de crianças e jovens em idade escolar,visando o passar da mensagem dos 3 R. Sensibilizar para a reutilização de materiais.

Número de participantes

5º B, 5º D e 6º E

Descrição

O concurso Eco-Natal é uma iniciativa do Pelouro do Ambiente, Energia, Desenvolvimento Rural, Turismo e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Braga.

Os tipos de trabalho a apresentar são: árvores de Natal, e ornamentos diversos de temática natalícia (exceto presépios), feitos a partir de resíduos sólidos urbanos: embalagens de plástico, metal ou cartão complexo (vulgo Tetra Pak), tecidos, rolhas, caricas, etc.), com uma única exceção, a dos materiais de adesão (colas e agrafos). Os trabalhos  deviam  ter entre 2m e 2,2m de medida máxima e, dado que serão colocados na via pública, ser concebidos de forma particularmente resistente à chuva e ao vento e ter presente que se trata de arte efémera, exposta à intempérie e eventual vandalismo.

Para a construção da nossa árvore, os alunos utilizaram, como materiais, tachos, testos, sertãs, caixas plásticas, latas variadas, tecido, arame de diferentes secções, tinta acrílica, ferro e madeira.

As técnicas usadas foram o desenho, a  pintura, a soldagem e furação.

Começamos por decorar os elementos com motivos alusivos ao Natal, recorrendo ao desenho e pintura a acrílico. Construímos a estrutura recorrendo a barras de ferro de diferentes secções e soldamos. Fixamos a estrutura numa base de mesa de madeira circular. Passamos arame de forma alternada seccionando diferentes planos na estrutura. Colocamos tecido no interior da forma. Penduramos com arame os elementos construídos.

Avaliação/impacto

A avaliação foi muito positiva, tendo um grande impacto em todos os alunos consciencializando para o reaproveitamento dos materiais de desperdício

A mesma será exposta no centro da cidade de Braga.

Escola Básica de Gualtar - Agrupamento Carlos Amarante | Braga
Educação de qualidade - Objetivo 4Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12
Jovens Repórteres para o AmbienteEco-Escolas
Publicado a

30/11/2018

Submeter um comentário