Colégio Campo de Flores faz pelo clima – 2ª Greve Climática Global

Colégio Campo de Flores faz pelo clima – 2ª Greve Climática Global

Objetivo

Continuar com a manutenção da horta do Colégio, reforçando a ideia de que as plantas atuam como sumidouros de dióxido de carbono. Montar uma exposição sobre as beatas dos cigarros, como forma de sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de não deitar lixo para o chão, nomeadamente as beatas que tanto prejudicam os nossos ecossistemas e a nossa própria alimentação e saúde.

Número de participantes

18

Descrição

Assinalámos o dia 2 de dezembro, o dia do início da COP 25, a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas, sobre alterações climáticas, com a montagem de uma exposição elaborada pela “Associação 10 Milhões na Berma da Estrada”. 
Esta associação retirou 4.000 kg de lixo do planeta, através de várias ações de limpeza. As beatas apanhadas foram utilizadas para elaborar 10 tapetes, cada um com cerca de 22 mil beatas. Grande parte das beatas foram recolhidas na Baía do Seixal e em Corroios.
Durante esta semana, a comunidade educativa pôde vir observar esta exposição, que nos dá que pensar. Como ficariam as nossas praias se aquelas beatas não tivessem sido apanhadas? Qual seria a sua consequência para a nossa alimentação e saúde, devido aos peixes que consumimos?
Os alunos do grupo EcoCCF fizeram ainda alguns cartazes sobre o tema, que se encontram expostos no Centro de Recursos do 2º e 3º Ciclo.
Durante esta semana, o grupo EcoCCF continuará com a manutenção da horta do Colégio, semeando mais algumas plantas, como faveiras, ervilheiras e alhos. As plantas, para além de serem ótimas fontes de nutrientes, fundamentais na dieta alimentar mediterrânea, atuam como sumidouros de dióxido de carbono, contribuindo assim para minimizar as alterações climáticas.

Avaliação/impacto

A exposição montada, elaborada pela “Associação 10 Milhões na Berma das Estradas”, teve um grande impacto na comunidade educativa, chocando e alertando  as pessoas para esta problemática.

Os cartazes produzidos pelos alunos do grupo EcoCCF conseguiram informar sobre este problema, explicando as suas consequências, tendo um impacto muito positivo.

A manutenção da horta do Colégio é sempre uma atividade de grande interesse por parte dos alunos, sendo das atividades que os alunos mais gostam de realizar e que mais contribui para a minimização das alterações climáticas.

 

Colégio Campo de Flores | Almada
Saúde de qualidade - Objetivo 3Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

06/12/2019

Submeter um comentário