Celebrar o Dia da Terra

Celebrar o Dia da Terra

Objetivo

Nestes tempos peculiares que vivemos, em isolamento, longe da escola e dos amigos, a EB/JI da Vila de Sintra quis ainda assim marcar os 50 anos de celebração do Dia da Terra. Tinha sido planeado um desfile pela Vila de Sintra ao som de instrumentos elaborados com materiais reciclados e cartazes ilustrativos dos ODS mas tal não foi possível por isso foi lançado o desafio de cada aluno/família marcar o dia construindo ou desenhando um Planeta Terra e colocando em local visível à janela ou à porta para lembrar a transeuntes e vizinhos o dia que se estava a celebrar.

Número de participantes

14

Descrição

Foi lançado o desafio pela coordenação Ecoescolas numa newsletter partilhada através dos professores e Associação de Pais com várias sugestões de atividades para comemorar e marcar o Dia da Terra. Entre as atividades sugeridas para realizar em família, o desafio era construir ou ilustrar com a recurso às técnicas e materiais disponíveis um Planeta Terra e depois colocá-lo num local com visibilidade para a rua. Por um lado, trabalhou-se a criatividade e exploraram-se técnicas, por outro consciencializaram-se as famílias para o dia que se estava a celebrar. Por outro lado ainda, um planeta Terra visível nas janelas alertou também vizinhos e transeuntes para a data assinalada.

Avaliação/impacto

A primeira avaliação extremamente positiva foi para a criatividade das famílias e a originalidade das técnicas utilizadas. O feedback que tivemos foi de um envolvimento profundo das crianças na preparação, idealização e concretização dos projetos. Alguns alunos vizualizaram vídeos sobre a história por trás do Dia da Terra, outras procuraram materiais da natureza para incorporar nos seus trabalhos. Foi gratificante ver e sentir a motivação com que o desafio foi abraçado, mesmo que fisicamente distanciados, mostrando que há muita vontade de trabalhar os temas relacionados com o nosso planeta.

Escola básica EB/JI n.1 Vila de Sintra | Sintra
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11
Eco-Escolas
Publicado a

26/04/2020

Submeter um comentário