Celebração do Dia Mundial da Terra – EBS de São Roque do Pico

Celebração do Dia Mundial da Terra – EBS de São Roque do Pico

Objetivo

Consciencializar os nossos alunos para o seu compromisso na preservação da terra e do ambiente, assim como a urgência de pôr em prática a política dos 5 R’s.

Número de participantes

170

Descrição

A EBS de São Roque do Pico dedicou a tarde do dia 20 de abril de 2018 para celebrar o Dia Mundial da Terra, realizando um conjunto de atividades destinadas a todos os alunos do 1º Ciclo.

A celebração iniciou-se no Auditório com a sessão de sensibilização sobre a preservação da Terra e do Ambiente, dinamizada pela Eng.ª Janete Silva, responsável pelo Centro de Processamento de Resíduos do Pico. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer as várias etapas do processamento dos diferentes tipos de resíduos, ficando o apelo para o contributo de todos nós, na correta separação e entrega dos resíduos nos locais apropriados.

Seguiu-se a apresentação da Eng.ª Jeni Simas, responsável pelos Serviços Florestais da Ilha do Pico. Começando por explicar o funcionamento das plantas, através de uma analogia com o nosso corpo, a apresentadora dirigiu a atenção das nossas crianças para as riquezas que as árvores nos oferecem. Mais uma vez, foi reforçada a ideia que a responsabilidade de cuidar do planeta cabe a todos nós, e como tal, devemos encarar a preservação das florestas e a plantação de árvores como uma meta pessoal ao longo da vida.

Por fim, nesta sessão de sensibilização sobre a importância da árvore no combate à poluição, os nossos meninos assistiram emocionados à animação da fábula “A árvore generosa“.

Após as sessões no Auditório, chegou o momento de “assinar” um compromisso de preservação do planeta.  No espaço exterior, miúdos e graúdos, formalizaram este “pacto”, marcando a sua mão num cartaz, como forma de se comprometerem a, no dia a dia, implementar hábitos e ações amigas do Ambiente.

Para terminar este dia marcante, chegou o momento de hastear a bandeira Eco-Escolas. Esclarecidos sobre o significado de sermos uma Eco-Escola, hasteou-se a bandeira e aplaudiu-se em nome de um Planeta mais Saudável.

Avaliação/impacto

A atividade foi bem sucedida, despertou o interesse, participação e entusiasmo nos alunos.

O balanço é bastante positivo.

Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico | São Roque do Pico
Água potável e saneamento - Objetivo 6Energias Renováveis e Acessíveis - Objetivo 7Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

21/04/2018

Submeter um comentário