CDLPC Sustentável

CDLPC Sustentável

Objetivo

de agentes transformadores da sociedade.

Descrição

O Colégio Dr. Luís Pereira da Costa comemorou ativamente e com muito entusiasmo o Global Action Days com a realização de Exposições , que incluíram exposições de diferentes Ervas Aromáticas, na qual os alunos foram sensibilizados para os benefícios e vantagens na utilização das mesmas, Exposição de Rochas, Minerais e Fósseis, como forma de demonstrar a Geodiversidade, Exposição dos trabalhos dos alunos sobre Geologia, Biologia e Proteção Ambiental, ocorreram também sessões de sensibilização, projeção de vídeos e diaporamas, entre outros.

A adesão na dinamização e participação nas exposições superou as expectativas, quer com a exposição da reutilização com trabalhos e maquetes muito criativos dos alunos com os mais diversos objetos reutilizados; a feira/exposição de plantas aromáticas e medicinais.

Foi também com grande motivação de todos que se realizaram diversas atividades experimentais direcionadas especialmente para a gestão sustentável dos recursos naturais e dinamizadas pelos alunos do 12º ano do Colégio, que ensinaram os colegas mais novos a fazer papel reciclado e sabonete a partir de óleo alimentar usado.

Os alunos do 10º ano de Ciências e Tecnologia também iniciaram o seu Projeto “Ciência na Escola” dedicado à fungicultura, com o objetivo de promover a utilização de cogumelos e redução do consumo de carne, demonstrando que qualquer um poderá plantar cogumelos.

Simultaneamente decorreu a projeção diária de vídeos e diaporamas de sensibilização no bar do Colégio no âmbito dos diversos temas trabalhados no programa Eco-Escolas.

Regista-se também a grande motivação com que os alunos participaram na palestra “Microplástico” no âmbito da importância da gestão sustentada dos resíduos com o apoio do Centro de Interpretação Ambiental de Leiria. Também em pareceria com a Câmara Municipal de Leiria os alunos do 5º, 7º e 10º participaram no projeto ” Like Saúde” no qual foram trabalhadas as seguintes temáticas, tabaco, álcool e drogas.

Durante esta semana foi dada continuidade às diversas campanhas ambientais e solidárias que decorrem no Colégio, concretamente a de sensibilização para a redução dos resíduos e desperdícios de recursos hídricos e energéticos.

 

Avaliação/impacto

A comemoração GAD com tanto envolvimento e entusiasmo começou muito antes com a colaboração ativa dos alunos na criação de panfletos, posters, faixas e cartazes informativos e de divulgação que foram afixados e distribuídos pelo Colégio e pela comunidade envolvente, bem como na sementeira e rega das plantas aromáticas, na criação dos sabonetes com óleo usado, na criação de objetos e maquetes com materiais reutilizados e com a preparação e montagem de todas as exposições, feiras e atividades experimentais.

A comemoração GAD no Colégio Dr Luís Pereira da Costa foi um momento marcante na consciencialização ambiental enquanto pilar fundamental na formação dos nossos alunos como cidadãos responsáveis e cientes do seu papel ativo.

Externato Dom Fuas Roupinho | Nazaré
Erradicar a fome - Objetivo 2Saúde de qualidade - Objetivo 3Educação de qualidade - Objetivo 4Água potável e saneamento - Objetivo 6Energias Renováveis e Acessíveis - Objetivo 7Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Eco-Escolas
Publicado a

05/05/2019

Submeter um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *