Campanha de limpeza “Vamos limpar o mar”

Campanha de limpeza “Vamos limpar o mar”

Objetivo

  • Promover uma ação de cidadania ligada à ecologia;
  • Sensibilizar os alunos para as consequências ambientais relativamente à presença de resíduos na praia;
  • Utilizar um meio de transporte amigo do ambiente;
  • Conviver de forma saudável na natureza

Número de participantes

140

Descrição

Dia 20 de abril, um grupo de alunos da Escola Guilherme Stephens, acompanhados por oito  professoras, alguns encarregados de educação e dois elementos da autarquia levaram a cabo uma ação ecológica na Praia Velha, a fim de comemorar o Dia da Terra e o Dia Eco-Escolas.

No âmbito das disciplinas de Francês e de Inglês e ainda do Programa Eco-Escolas e da Educação Ambiental, 121 alunos dirigiram-se à beira-mar para aí desenvolverem uma campanha de limpeza do areal.

Aí chegados, e depois de um reconfortante lanche para recuperar energias, o grupo participante assistiu a uma intervenção de caráter ambiental por parte da GNR como forma de sensibilizar e alertar a geração mais jovem para as graves consequências ambientais que põem em causa a preservação e a conservação do planeta. A incorreta ação antrópica que vai acontecendo no dia-a-dia, sob o olhar de cada um, constitui um gravíssimo atentado à “casa” onde habitamos e da qual ninguém pode ausentar-se.

Posteriormente, procedeu-se a uma formação humana, na praia, com a inscrição Dia da Terra. Como que a recordar a forma do planeta, os restantes alunos rodearam os colegas, tendo sido pronunciada pelos participantes a frase “Um por todos e todos pelo planeta”.

Em seguida, os alunos, munidos de luvas e sacos para o lixo, disponibilizados pelo Município da Marinha Grande, iniciaram a árdua tarefa de recolher os mais diversificados resíduos, fazendo o percurso desde o Ribeiro de S. Pedro até à entrada principal da Praia Velha.

 

 

 

Avaliação/impacto

No final da atividade, o grupo saiu decerto mais consciente dos gestos úteis que não devem ser descurados para que o Planeta Azul tenha mais qualidade de vida e diminuam drasticamente as atrocidades cometidas contra a Humanidade.

Escola Básica Guilherme Stephens | Marinha Grande
Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Jovens Repórteres para o AmbienteEco-Escolas
Publicado a

23/05/2018

Submeter um comentário