“Caminhada das Escolas”

“Caminhada das Escolas”

Objetivo

– Promover a mobilidade a pé de forma segura. – Aliar a caminhada à descoberta da cidade – “Património na Algibeira”

Número de participantes

1700

Descrição

Na manhã do dia 21 de abril, sexta-feira, a zona envolvente ao Templo Romano, em Évora, foi o ponto de partida e de chegada da “Caminhada das Escolas”.

A participação nesta iniciativa, no âmbito do Programa “Serpente Papa-Léguas”, foi a forma como as Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas nº2 de Évora assinalaram o Dia Mundial da Terra.

Esta caminhada foi também o arranque do “Desafio Pela Saúde”, para assinalar o Dia Mundial da Saúde, cujos promotores são os municípios de Évora e de Mérida.

Ao longo de todo o percurso, enquanto caminhavam em segurança, todos os participantes tiveram “tempo” para conhecer melhor a cidade e os seus monumentos e assistir a “momentos de folclore”, sem se esquecerem de consultar e/ou registar as descobertas nos seus livrinhos “Património na Algibeira”.

Avaliação/impacto

A atividade teve grande impacto não só nos alunos, professores e assistentes operacionais como também nos pais e outros familiares dos alunos que se envolveram ativamente e nos acompanharam ao longo de todo o percurso.

Foi uma forma excelente de promover a atividade física, vivenciar a cidade e conviver.

Importa ainda referir os “amigos da caminhada”: Câmara Municipal de Évora, Administração Regional de Saúde do Alentejo, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Região Alentejo, Agrupamentos de Escolas de Évora, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Associação de Cidadãos Automobilizados ACA-M, Caminheiros de Évora, Federação e Campismo e Montanhismo de Portugal, Associação 5 ao Dia – Maré, Polícia de Segurança Pública – Programa Escola Segura, Biblioteca Pública de Évora, Fundação Eugénio de Almeida, Universidade de Évora, Aki, entre outros. A todos o nosso obrigado.

Escola Básica do Bairro da Câmara | Évora
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Publicado a

30/04/2017

Submeter um comentário