Borboletário | Cauda-de Andorinha – Escola Secundária de Estarreja

Borboletário | Cauda-de Andorinha – Escola Secundária de Estarreja

Objetivo

Criação de um borboletário no recinto escolar.

Sensibilização da comunidade escolar para ações promotoras da regeneração e preservação da biodiversidade.

Número de participantes

50

Descrição

Por iniciativa da professora Ana Clara Correia, em articulação com o ECO Conselho da Escola Secundária de Estarreja, no âmbito do programa ECO ESCOLAS, foi realizada uma experiência piloto com a criação de um Borboletário.  Depois de criadas as condições necessárias ao desenvolvimento da espécie em observação, foi feito o acompanhamento da processo, desde a fase da lagarta da arruda à libertação da borboleta cauda-de-andorinha, nos espaços verdes do recinto escolar, com a presença de vários elementos da comunidade escolar.

A borboleta-cauda-de-andorinha (Papilio machaon) é uma das espécies mais comuns do Borboletário e sem dúvida uma das mais bonitas de Portugal. (in, Borboleta cauda-de-andorinha | Museu Nacional de História Natural e da Ciência (ulisboa.pt))

Avaliação/impacto

O balanço foi extramente positivo por se tratar de um projeto inovador, reunindo a satisfação de todos os intervenientes. Face ao sucesso alcançado e ao envolvimento da comunidade escolar, ser-lhe-á dada continuidade no próximo ano letivo.

Escola Secundária de Estarreja | Estarreja

#MyActionsMatter

Ação 1 - Mergulho na Natureza
Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Publicado a

24/06/2022

Submeter um comentário