Árvores da Minha escola

Objetivo

Inventariar as árvores e arbustos da escola EB 2,3 Júlio Brandão

Elaboração de placas identificativas para as árvores e arbustos

Conhecer as características das árvores e arbustos da escola

Saber identificar árvores e arbustos

Número de participantes

50

Descrição

No âmbito do programa Eco-Escolas e Área  de Enriquecimento Curricular – Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 7º8 apresentaram o resultado final do seu trabalho “Árvores da Minha Escola”. Para concretizar este trabalho, os alunos realizaram o percurso pelos jardins da nossa escola e tentaram identificar as árvores e arbustos, com recurso a uma aplicação de telemóvel muito útil – PlantNet, fizeram o registo fotográfico e identificaram as árvores no mapa. Posteriormente, em sala de aula, realizaram a pesquisa sobre as características de cada uma. Todo este trabalho culminou numa exposição no átrio da escola, para poder ser partilhada a toda a comunidade escolar.

Avaliação/impacto

Esta atividade revelou-se muito positiva pois os alunos envolvidos, diretamente, puderam aprender como se procede à identificação das plantas com base nas suas características e perceber quais as árvores e arbustos da nossa escola, bem como aquelas que são autóctones ou exóticas e as suas utilidades. Ainda não foi possível concluir este projeto, mas está em vista a construção de placas de identificação, onde seja referido o nome cientifico e comum da planta, disponibilizar esta informação em língua gestual portuguesa e um QRcode onde se colocará a informação recolhida pelos alunos.

EB 2,3 Júlio Brandão | Vila Nova de Famalicão
Educação de qualidade - Objetivo 4Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

16/04/2019

Submeter um comentário