Árvore de Compromissos #GlobalActionDays – Greve Climática 29/11/2019

Árvore de Compromissos #GlobalActionDays – Greve Climática 29/11/2019

Objetivo

A Árvore dos Compromissos concebida pela sala do J.I. teve dois objetivos principais: 1. Por um lado sensibilizar as crianças mais novas para a importância de evitar os desperdícios utilizando materiais reciclados e/ou reutilizáveis para a construção da árvore e dos ornamentos; 2. Apelar a toda a comunidade escolar e pais que parassem e reflectissem sobre o efeito que as nossas ações diárias têm no Planeta Terra, em particular as com efeito direto sobre as alterações climáticas. As mudanças positivas começam com cada um de nós!

Número de participantes

20 criadores, aberto à participação de toda a comunidade escolar

Descrição

As crianças do J.I. têm vindo a trabalhar intensamente a temática dos resíduos e da reciclagem ou reaproveitamento dos mesmo desde o início do ano. Para este dia a sala do J.I. construiu não uma mas duas árvores de Natal. Uma delas foi pendurada no átrio do J.I. e foi decorada com ornamentos feitos e decorados pelas crianças, sendo as embalagens/copos de iogurte os materiais mais utilizados. Esta árvore expressa a criatividade e empenho da sala em recuperar materiais que iriam ser encaminhados para o lixo ou, na melhor das hipóteses para centros de reciclagem.

A segunda árvore utilizou rolos de papel higiénico e tubos, e o seu design mais minimalista apela á importância de simplificar a vida, hoje em dia demasiado preenchida com ornamentos e por vezes pouco rica em estrutura e substância. Junto a esta Árvore dos Compromissos foi colocado um quadro onde toda a comunidade escolar é incentivada a deixar o seu compromisso pessoal para trabalhar positivamente na luta contra as alterações Climáticas.

As mudanças positivas começam com cada um de nós!

 

Avaliação/impacto

A árvore pendurada no átrio chama imediatamente a atenção a quem entra, tanto pela dimensão e localização (suspensa sobre as nossas cabeças) quer pela criatividade das crianças no uso dos materiais como pela decoração dos ornamentos.

A Árvore dos Compromissos começou já lentamente a ser preenchida, mas espera-se que a maior adesão aconteça no dia da festa de Natal, aberta a toda a comunidade escolar e famílias. Deverá ficar exposta durante toda a quadra natalícia e num local mais acessível a ambas a valências da escola mais perto do Natal.

Escola básica EB/JI n.1 Vila de Sintra | Sintra
Ação Climática - Objetivo 13
Eco-Escolas
Publicado a

06/12/2019

Submeter um comentário