E.B.1/JI Rinchoa#ecoescolas#fazpeloclima#

E.B.1/JI Rinchoa#ecoescolas#fazpeloclima#

Objetivo

Promover e sensibilizar os alunos  da EB1/JI da Rinchoa para a importância da proteção do nosso planeta. Refletir sobre as boas práticas ambientais. 

Número de participantes

250

Descrição

 

No dia 27 de setembro, na Escola E.B1/JI da Rinchoa, foram debatidos em todas as salas de aula, vários temas sobre as alterações climáticas e o que podemos e devemos fazer como forma de alerta para a urgência das medidas para inverter estas alterações.De seguida, reunimos os delegados e os subdelegados de cada turma  e , em conjunto, refletirmos  sobre as ações que  pudemos pôr em prática para proteger o nosso planeta. Fizemos também muitas atividades engraçadas. Como somos uma escola amiga do ambiente, colocámos a nossa bandeira Eco Escolas a meia haste simbolizando o alerta para a urgência das medidas para inverter as alterações climáticas, seguindo as propostas e inspirados no “Global Actions Days”. De seguida fomos tratar da horta. Tirámos algumas ervas daninhas e regámos. É um espaço de que gostamos muito! Todos querem sempre ajudar! Depois fizemos a compostagem. O composto orgânico daqui resultante é usado como adubo na nossa horta. Limpámos os espaços exteriores e fizemos alguns jogos de chão com giz. Levámos esta experiência para casa,  e partilhámos/refletirmos, com as nossas famílias. Assim, na 2ª feira seguinte ,dia 30 de setembro, construímos a nossa árvore dos compromissos, com materiais reciclados, onde cada grupo/turma participou com a sua intenção. Na nossa escola todos estes hábitos e rotinas já fazem parte do nosso dia-a-dia.

#fazpeloclima #ecoescolasfazpeloclima #ecoschools #globalactiondays

 

Avaliação/impacto

É visível a grande motivação e o nível de envolvimento dos alunos da escola, EB1/JI Rinchoa, neste tipo de iniciativas. É importante que as nossas crianças percebam que tão importante quanto semear flores, é semear ideias. É urgente falarmos sobre a importância de cuidarmos do Planeta.

Eb1/JI Rinchoa | Sintra
Ação Climática - Objetivo 13
Eco-Escolas
Publicado a

05/10/2019

Submeter um comentário